Último dia para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019

Atualizado em: 06.06.2019

by Enem 2019 on 05/23/2019

Hoje é o último dia para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019. Conforme a divulgação do Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio obteve pouco mais de 6 milhões de inscritos. O último dia para poder se cadastrar foi 17 de maio, contudo, terão as inscrições confirmados somente aqueles que efetuarem o pagamento do GRU – Guia de Recolhimento da União.

Neste artigo vamos ensinar como emitir a taxa de inscrição do Enem 2019. Antes de mais nada, acompanhe o calendário completo do exame:

  1. Pagamento da taxa de inscrição: Até dia 23 de maio, ou seja, até o dia de hoje;
  2. Nome social: 20 a 24 de maio;
  3. Resultado de Solicitação de Atendimento: 22 de maio. Já o recurso deverá ser feito do dia 23 a 24, ou seja, o prazo encerra amanhã;
  4. Recurso Nome Social: 3 a 7 de junho. O resultado será disponibilizado no dia 7;
  5. Cartão de confirmação: Data ainda a confirmar pelo MEC;
  6. Provas: 3 e 10 de novembro;
  7. Gabarito oficial: 13 de novembro;
  8. Resultado: Data ainda a confirmar;

Como imprimir a taxa de inscrição do Enem 2019

Imagem último dia para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019Para imprimir a taxa de inscrição do Enem 2019 basta acessar a página do participante no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. O GRU será no valor de R$85,00, onde o mesmo poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências dos correios. Contudo, tendo a taxa em mãos o candidato consegue efetuar o pagamento por aplicativos bancários como Itaú, Bradesco e entre outros através do código de barra.

Antes de mais nada, é de extrema importância que guardem o comprovante de contribuição, pois caso tenha alguma eventualidade o terá em mãos. Normalmente é pedido um prazo de três dias úteis para validar o pagamento, mas desde que tenha efetuado no prazo correto, ou seja, até o dia de hoje, não haverá problema algum.

Para poder imprimir a taxa de inscrição do Enem 2019 basta responder o jogo da figura, informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha. Automaticamente abrirá a página com as opções inscrição, tratamento de nome social, edições anteriores e pagamentos/isenção. Sendo assim, clique em “pagamentos/isenção” onde abrirá o bate papo com beto. Em seguida, clique em “baixe seu boleto“, certamente será feito o download com a bandeira do Banco do Brasil, estando no valor de R$85,00. Tendo uma impressora basta apertar no seu teclado CTRL + P, em seguida em imprimir.

Para aqueles que já efetuaram o pagamento e tenha passado os três dias, acesse a página do participante e clique em “inscrição“, assim conferindo se teve o cadastro confirmado. Caso contrário, entre em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira pelo 0800 616161, tento o comprovante em mãos.

Não se recorda da senha cadastrada no Enem 2019?

Muitos acabam esquecendo a senha cadastrada no Enem 2019, contudo isto é fácil de resolver, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o portal do Inep;
  2. Informe figura e número do CPF;
  3. No canto inferior direito clique em “esqueci minha senha“;
  4. Terá a opção alterar e-mail (caso não tenha mais acesso) ou enviar senha;
  5. Caso for alterar e-mail terá algumas perguntas pessoais como data de nascimento e número do celular cadastrado;
  6. Por fim, informe o novo e-mail ou acesse o registrado que terá o código de acesso provisório.

No final o estudante terá que elaborar uma senha no mínimo 6 e máximo 10 caracteres. Anote e guarde, pois será exigida quando for se cadastrar nos programa educacionais como Sisu, Prouni ou Fies.

Provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, ou seja, dois domingos seguidos. No primeiro dia serão 90 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da redação. Já o segundo domingo terá mais 90 questões referentes a Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Os locais de provas do Enem 2019 deverão ser divulgados na segunda quinzena de outubro. Contudo, o Inep ainda não informou data oficial sobre a divulgação. O mesmo será apresentado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição, na qual poderá ser visualizado na página do participante. Lembrando que qualquer alterações poderia ser feita no prazo das inscrições do Enem 2019, ou seja, não poderá alterar o lugar.  Os portões serão abertos às 12h00mim com o fechamento às 13h00min, conforme o horário de Brasília.

Curta e compartilhe com os amigos a página do Instagram Guia do Enem, clique e veja. Não perca tempo, conheça a apostila digital e já comece a se preparar para mandar bem na prova.

 

Último dia para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019
5 (100%) 1 voto[s]

André Caetano maio 25, 2019 às 3:09 pm

Perdi a data de pagamento da taxa do ENEN 2019, tem alguma alternativa para que eu efetue o pagamento após 23/Maio e possa confirmar a inscrição.

Obrigado !

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: