Tudo sobre o Enem 2019

Atualizado em: 21.12.2018

by Enem 2019 on 07/10/2018


Tudo sobre o Enem 2019: Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio: Ao fim de cada ano, milhões de estudantes brasileiros participam do segundo maior Exame do mundo, o Enem. Criado pelo Governo Federal no ano de 1998 e reformulado em 2009, se tornou a principal porta de acesso ao ensino superior público e privado no país, extinguindo a maioria dos tradicionais vestibulares das instituições.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em novembro, nos dois primeiros domingos do mês. As inscrições acontecerão em maio.

Para que serve o Enem? Todos os estudantes são obrigados a participar das provas?

Inscrições do Enem 2019

O principal objetivo do Enem é avaliar os estudantes ao fim do ensino médio da educação básica. Ele fornecendo as notas dos participantes para os programas do Ministério da Educação (MEC). Os programas oferecem vagas em universidades e institutos federais e benefícios em faculdades particulares de todo o país.

Quem participa do Enem tem direito de se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O programa é adotado por todas as universidades e institutos federais do Brasil.

Além disso, um bom aproveitamento no Exame pode garantir a conquista de uma bolsa de estudo, integral (100%) ou parcial (50%), do ProUni (Programa Universidade para Todos), em milhares de faculdades particulares brasileiras.

Com a nota do Enem, o estudante consegue se inscrever nos processos de seleção do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Ele fornece o financiamento de cursos superiores em faculdades particulares, com modalidades a partir de taxa zero.

Assim, caso o estudante tenha interesse em concorrer a uma vaga em qualquer um dos programas do MEC é indispensável a participação no Enem. Eles oferecem vagas duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Contudo, reforçamos que é essencial a participação nas provas no ano de conclusão do ensino médio. Primeiro, porque o ritmo de estudos pode beneficiar no aproveitamento. Segundo, a nota do Enem garante várias oportunidades de alcançar uma vaga em um curso superior.

Como são compostas as provas do Enem? O Exame é muito difícil?

A maioria dos estudantes que já participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio defende o ponto de vista de que as provas são mais cansativas do que difíceis.

Tudo isso porque o Exame é composto de 180 questões de múltipla escolha. Cada questão possui cinco alternativas, sendo muitas delas com enunciados consideravelmente grandes, que exigem o raciocínio lógico dos participantes.

Além disso, o Enem ainda conta com uma prova de redação. Nela, o estudante precisa desenvolver um texto de caráter dissertativo-argumentativo sobre um tema surpresa.

Apesar de acontecer em dois domingos consecutivos, é praticamente unânime a reclamação de cansaço por parte dos participantes ao fim do Exame.

As 180 questões de múltipla escolha são divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento. Cada uma abordando assuntos das respectivas matérias do Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Cronograma do Enem 2019

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento são aplicadas no primeiro dia, junto da redação. Por consequência, as provas das duas últimas áreas de conhecimento citadas acima são aplicadas no segundo dia do Exame.

Nas provas do Enem 2019, ficou definido pelo MEC que o tempo de duração será de 05h30min no primeiro dia e de 05h no segundo dia.

Em ambos os dias, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia. Daí serão fechados às 13h, pontualmente, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. As provas terão início às 13h30min.

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro. Por sua vez, o gabarito oficial de todas as questões ficará disponível a partir do dia 14 de novembro.

Conte com o Guia do Aluno para se manter sempre bem informado. Compartilhe o site com seus amigos!

MARIA CRISTINA PACHECO BEZERRA dezembro 8, 2018 às 4:50 pm

EU QUERO FAZER O MENEM 2019 QUERO ENTRAR NA FACULDADE

Responder

Tatiane Santoas França abril 29, 2019 às 5:18 pm

A CADA ANO QUE PASSA FICA MAIS DIFÍCIL SI INSCREVER NO ENEM E PASSAR OBTENDEM 700 EM AMBOS:CONHECIMENTOS GERAIS E REDÇÃO

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: