Resultado do Enem 2019

Atualizado em: 08.08.2019

by Enem 2019 on 17/07/2019

Neste artigo vamos ensinar como visualizar o resultado do Enem 2019, além de como é feita a correção das provas. Conforme foi divulgado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio será divulgado em janeiro, contudo, sem data confirmada.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, ou seja, dois domingos seguidos. Antes de mais nada, vale lembrar que os candidatos que farão a prova como treineiros terão o resultado divulgado somente no mês de março. Já os outros poderão utilizar a nota para se inscrever nos programas educacionais, como:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Como é corrida as provas do Enem 2019?

Resultado do Enem 2019As provas são elaboradas com 180 questões divididas igualmente entre Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. São dividas duas áreas por dia. Além das matérias do Enem 2019 também conta com a redação.

As questões obtidas por meio do Banco Nacional de Itens – BNI. Assim sendo, a banca seleciona questões com níveis de dificuldades diferentes, sendo da fácil a mais difícil.

Diferente de muitos vestibulares, o Enem 2019 não pontua o estudante avaliando somente a quantidade de acertos, mas sim o nível de conhecimento. Muitos devem estar se perguntando como assim?

O Inep juntamente com o Ministério da Educação – MEC utiliza como critério de avaliação a Teoria de Resposta ao Item – TRI. Esta teoria foi criada para eliminar os famosos “chutes” (aqueles que não sabem a resposta, mas marca qualquer uma opção para contar com a sorte). De acordo com o método, o estudante que possui conhecimento suficiente para acertar questões deificais, certamente deveriam ter sucesso nas fáceis.

Aqueles que acertarem as questões medianas e errarem as difíceis, possui uma chance grande de tirar uma pontuação melhor que aqueles que acertaram as difíceis, mas erraram as fáceis.

Só será corrigida aquela prova que tiver o gabarito preenchido com caneta esferográfica de cor preta. Os gabaritos são corrigidos por computadores de alta tecnologia configurados com nível de dificuldade de cada questão.

A maior pontuação adquirida no resultado do Enem 2019 será de 1000 pontos e decerto o menor será 0.

Como é corrigida a redação do Enem 2019?

Já a redação do Enem 2019 é corrigida por uma banca que contém dois professores especialistas na área, caso haja discrepância terá um terceiro corretor. Conforme o edital terão os textos avaliados somente aqueles escritos na folha da redação.

Será considerado como discrepância e assim acionando um terceiro corretor caso haja:

  • Caso a nota total tenha diferença de 100 pontos;
  • Caso tenha uma diferença de pontuação superior a 80 pontos em qualquer uma das competências.

A banca avaliará de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas, sendo elas:

  1.  Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita, ou seja, português;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Os textos deverão ser argumentativo-dissertativo; ter mais de 7 linhas, caso contrário é considerado insuficiente e as linhas retiradas dos textos informativos serão desconsideradas. Certamente a maior pontuação no resultado do Enem 2019 referente a redação será de 1000 pontos.

Como visualizar o resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 certamente será disponibilizado na página do participante. Desse modo, acesse o portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br . Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha criada no ato da inscrição.

Eventualmente tenha esquecido a senha, basta informar o número do CPF e clicar na opção “esqueci minha senha“.  O candidato optará em receber um código provisório via SMS ou pelo e-mail. Ao visualizar, basta informá-lo juntamente com o CPF. Abrirá uma janela onde o estudante criará uma senha nova.

Não esqueça de curtir e compartilhar a página do Instagram do Enem 2019. Não deixe para última hora, conheça agora a apostila digital, onde poderá estudar em casa. Desde já desejamos boa sorte a todos os participantes do exame.

 

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: