Resultado do Enem 2019: Treineiros e Individual

Neste artigo vamos ensinar a visualizar o  Resultado do Enem 2019 que será divulgado em Janeiro. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ficam ansiosos para saberem a data oficial da divulgação do resultado, entretanto, ainda não foi informado, mas a previsão é que seja na segunda quinzena do mês de janeiro.

Conforme divulgou o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, será anulada uma questão de Ciências Humanas e suas tecnologias. De acordo com a autarquia, a questão aplicada no Enem 2019 já teria sido cobrada na edição 2018. Correlação da questão anulada:

  • Caderno Azul: 90
  • Caderno Amarelo: 78
  • Branco: 66
  • Rosa: 72

Como Visualizar o Resultado do Enem 2019

Resultado do Enem 2019Para visualizar o resultado do Enem 2019 é preciso acessar a página do participante no site https://enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS. Para visualizar basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e a senha. Assim abrirá um quadro com as notas do estudante, participação e matéria.

Para o estudante que não se lembrar da senha, não se preocupe, pois é possível recuperar. Para isto basta informar o número do CPF e clicar na opção “esqueci minha senha” na qual optará em receber um código provisória via SMS ou pelo e-mail. Este código dará acesso a uma página na qual o participante criará uma senha oficial.

Antes de mais nada, os treineiros só poderão visualizar as notas do Enem 2019 no mês de maio, pois fizeram o exame apenas para adquirir conhecimento.

Nota do Enem 2019

O participante receberá as notas das áreas de conhecimentos gerais sendo elas: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e pôr fim a nota da redação.

A cada área e a redação o estudante receberá uma pontuação de 0 a 1000 pontos. Terá nota atribuída a zero aquele gabarito que não esteja preenchido corretamente e que não esteja preenchido de caneta esferográfica de cor preta. 

Como será Corrigida as Provas do Enem 2019

As respostas dos estudantes serão corrigidas por computadores de última geração na qual será conferido somente o gabarito e não as respostas marcadas no caderno de prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep junto com o Ministério da Educação – MEC utilizam o método de Teoria de Resposta ao Item – TRI como correção. Lembrando que só possui uma resposta para cada questão, aquele gabarito do Enem 2019 que tiverem duas opções marcadas serão desconsideradas. 

O TRI é um método utilizado para que elimine aqueles famosos “chutes”, ou seja, aquelas respostas na qual o estudante arrisca para tentar acertar. Esta teoria avalia o nível de conhecimento de cada estudante. A tendência é que estudantes que acertam questões difíceis, deveriam acertar as fáceis, pois obteve conhecimento suficiente para acertar a difícil. Caso erre, a nota será reduzida, pois aplicasse  que o estudante chutou.

Correção da Redação do Enem 2019

A nota da redação do Enem 2019 também varia de 0 a 1000 pontos. Entretanto, só será corrigida aquele texto que esteja escrito na folha da redação. O texto passará por dois professores que avaliam de 0 a 200 pontos para cada competência exigida, na qual se encontra no edital.

Terá nota atribuída zero aquela redação que esteja escrita com 7 linhas ou menos, na qual será considerado insuficiente; não esteja escrito na folha da redação; aquela que o assunto escrito não se refere ao tema; não respeite os direitos humanos e que não esteja escrita de caneta esferográfica preta. É importante lembrar que aquelas linhas retiradas dos textos motivadores serão desconsideradas

Como utilizar a nota do Enem 2019

O Enem 2019 será a principal porta de entrada para o ensino superior para muitos estudantes. O Ministério da Educação utiliza a nota como critério de seleção para os programas educacionais, onde correm a bolsas e vagas em instituições privadas e federais. Além de concorrer ao ensino superior, o exame também é utilizado para avaliar o nível de aprendizagem do ensino médio.

Os programas educacionais mais utilizados são o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Para se inscrever neles é preciso apenas o número de inscrição do Enem e senha, por isso é importante que anotem e guarde sua senha.

Fique por dentro de todas as atualizações através do Instagram Guia do Enem ou pela página do Facebook Enem 2019. Desde já, boa sorte a todos os participante.

Deixe um comentário