Resultado do Enem 2019 Será divulgado em 17 de Janeiro

Os estudantes que participaram do Enem 2019 devem ficar atentos para a divulgação do resultado das provas. O MEC (Ministério da Educação) divulgará no dia 17 de Janeiro o resultado das provas do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. Vejam as dicas que trouxemos neste artigo e facilite o processo de acessar as suas notas.

Qual a nota mínima que o estudante precisa  para conseguir participar de outros programas do MEC?

O MEC é responsável pelos programas para o ensino superior do Governo Federal, por exemplo: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos).

Para conseguir uma vaga nos programas os estudantes precisam antes participar das provas do Enem.

Antes de se inscrever nesses programas, os participantes do Enem 2019 precisam obter uma nota de no mínimo 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na redação.

Caso a nota obtida pelo estudante nas provas do Enem seja inferior a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e igual a zero na redação, este infelizmente não conseguirá participar do processo de seleção dos programas gerenciados pelo MEC.

Aconselhamos que todos os participantes do Enem 2019 tenham obtido uma nota bastante superior às notas de corte de cada programa, pois esta nota é alterada diariamente, ficando a menor nota do dia como a nota de corte do dia seguinte.

Então se o participante tiver obtido uma nota inferior a nota de corte do dia, este infelizmente não será selecionado.

Como são calculadas as notas do Enem 2019

Resultado-do-Enem-2019
Resultado-do-Enem-2019

As provas do Enem possuem um total de 180 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Elas são divididas em duas partes, sendo no primeiro dia a aplicação das provas de linguagens códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com apenas 90 questões de múltipla escolha e a proposta de redação.

Já no segundo domingo, foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com as 90 questões de múltipla escolha restantes.

O gabarito das provas foram divulgados após o término do horário de aplicação e realização das provas do Enem 2019.

O número de questões acertadas não importa no critério de avaliação, pois nas provas do Enem existem questões consideradas mais difíceis, que têm um valor maior que as demais, e questões consideradas mais fáceis, com um valor mais inferior.

Acontece com muita frequência alunos obterem o mesmo número de acertos mas o resultado ser diferente.

A TRI exige que o participante acerte um número praticamente igual de questões fáceis e difíceis pois, se o estudante acertar um número superior de questões difíceis o órgão responsável pela correção das provas do Enem 2019 vai entender que você ‘chutou’, fazendo com que a questão perca um pouco do seu real valor.

Se o aluno acerta uma quantidade parecida de questões fáceis e difíceis, a nota de cada questão continua a mesma, sem sofrer alterações.

A proposta de redação é a única que não sofre alteração no seu valor, pois é composta de apenas uma questão e um só tema. Ou o aluno adquire uma nota na redação, ou ele zera.

Onde são divulgadas os resultados do Enem 2019

Resultado da isenção do Enem 2019 será divulgado nesta quartaPara conseguir acesso ao resultado do Enem 2019, o estudante precisa acessar a página do participante do programa novamente, disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial Serão verdadeiras as notas divulgadas somente neste site.

O participante precisa informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada pelo mesmo durante a realização da sua inscrição no Enem 2019.

Caso o estudante não se recorde da sua senha, basta ele clicar na opção ‘esqueci minha senha’ que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) enviará no mesmo momento uma nova senha no seu endereço de e-mail, que também foi informado durante a realização da inscrição no Enem 2019.

Após acessar a página do participante do Enem 2019, o resultado estará na página inicial.

Mostra o resultado obtido em cada área de conhecimento das provas do Enem 2019, e logo mais abaixo a soma de todas as notas.

Quem participou do Enem 2019 pode participar das próximas edições do Exame

Os estudantes que não conseguirem aprovação na edição 2019 do Enem podem participar quantas vezes quiserem das próximas edições do programa.

Caso o participante não consiga a nota necessária para se matricular no curso que deseja seguir podem participar até conseguirem a aprovação, pois o Enem não tem limite de inscrição.

Se o aluno já for matriculado em alguma instituição de ensino superior, mas o curso em que está estudando não for o de sua preferência, este também pode realizar as provas do Enem novamente.

Quem já participaram uma vez do Enem e conseguiu a isenção da taxa de inscrição por conta de ser aluno concluinte do ensino médio, não poderá mais usufruir deste mesmo benefício, a não ser que se enquadre nos outros quadros de beneficiados da isenção da taxa de inscrição, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por mês, ou é cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

O processo de inscrição é o mesmo. Acessar a página do participante do Enem com seus documentos pessoais em mãos, RG (Registro Geral) e CPF.

Também será necessário que informem um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, para que o Inep envie notificações sobre todas as novidades do Enem.

Após isso, o participante precisa preencher corretamente todos os outros campos obrigatórios prestados no ato da inscrição do Enem.

Aqueles que não conseguirem mais o benefício de isenção da taxa de inscrição do Enem precisam efetuar o pagamento da taxa dentro do período publicado em edital.

Já os estudantes que usufruirem do benefício de isenção da taxa de inscrição do Enem, precisam aguardar a verificação do Inep das informações prestadas pelo aluno durante o pedido. Tendo seu pedido aceito, basta aguardar o início do período de inscrições e preencher os campos restantes que são obrigatórios.

Desejamos a todos que participaram do Enem 2019 e, que vão participar de outra edição do programa, boa sorte!

Caso tenham mais dúvidas referentes ao Enem, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

Deixe um comentário