Quando começam as inscrições do Enem 2019

Confira aqui as datas de inscrições para o Enem 2019! O MEC (Ministério da Educação) publicou em uma de suas redes sociais, as datas previstas para o cronograma do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

O período de inscrições para o Enem 2019 terá início em maio. Além disso, o MEC também divulgou a data do edital do Enem. O documento será publicado em março. Já as datas de provas serão divididas em dois domingos, sendo eles em novembro.

Como se inscrever no Enem 2019: veja a documentação necessária

Para o estudante fazer a inscrição no Enem 2019, precisa acessar a página do participante disponível no site do Inep https://enem.inep.gov.br/participante.

Quando começam as inscrições do Enem 2019É de extrema importância que os alunos interessados em participar do Enem 2019 leiam o edital antes de finalizar a sua inscrição. Para conhecer os requisitos exigidos para a participação no Exame.

O estudante precisa de CPF e RG para realizar a inscrição do Enem 2019. Além de seus documentos, o aluno precisa de um endereço de e-mail e número de celular pessoais e válidos. Será através de email que o Inep enviará ao participante informações relativas ao Exame.

É preciso de muita atenção ao realizar a inscrição para o Enem 2019, pois se prestar qualquer informação falsa ao se inscrever no Exame, terá cancelada sua inscrição e anulados todos os atos dela, por isso aqui reforçamos o pedido de leitura do edital, pois ao fazer sua inscrição, você estará aceitando as condições estabelecidas pelo mesmo.

Após realizar sua inscrição corretamente, restará ao participante pagar a taxa de inscrição do Enem 2019, que na edição passada foi no valor de R$82,00 e pode ter um aumento neste ano.

Assim que receber o comprovante de inscrição do Enem, o estudante estará com sua vaga garantida no Exame. O comprovante é enviado por e-mail em até 3 dias após o pagamento da taxa.

Como pedir isenção no Enem 2019

Os alunos formandos do terceiro ano da rede de pública não precisarão de efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Eles serão automaticamente isentos.

Em primeiro lugar, estudantes de baixa renda podem recorrer à isenção. Esta opção é oferecida aos participantes com vulnerabilidade socioeconômica comprovada. Os requisitos neste caso são de renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio por mês.

Contudo, o pedido de isenção é feito no momento de realização da inscrição. Deve-se acessar a página do participante e preencher a Declaração de Carência Socioeconômica.

Ao realizar o pedido de isenção, o Inep irá consultar o CadÚnico e verificar a condição identificada para o participante. Portanto é preciso preencher o pedido de isenção com máxima transparência. O Inep investiga todos os dados prestados pelo participante. Em caso de informações falsas o estudante será automaticamente excluído do Exame e ainda cobrirá os custos referentes a taxa de inscrição.

Os estudantes com o pedido de isenção tem que acompanhar pela página do participante. Consequentemente, é importante que o aluno espere aproximadamente 48 horas para verificar.

Os alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas terão sua isenção aceita no momento da inscrição.

Se quiser ficar ainda mais por dentro do Enem, acesse e curta nossa página oficial do facebook.

9 comentários em “Quando começam as inscrições do Enem 2019”

  1. Eu fiz o encceja 2018 e fui aprovado. Tenho direito a isenção na taxa de inscrição para o Enem 2019? Desde já e Obrigado!

Deixe um comentário