Qual será a data do Enem 2019

Atualizado em: 22.02.2019

by Enem 2019 on 02/22/2019

Estamos caminhando para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio e muitos estudantes ficam perguntando qual será a data do Enem 2019. Neste artigo vamos apresentar o provável calendário do exame.

Certamente as datas oficiais serão divulgadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O calendário oficial será apresentado no edital do Enem 2019, a princípio a divulgação será feita no Diário Oficial da União – DOU.

O Ministério da Educação utiliza o Enem com intuito de avaliar o grau de aprendizagem de escolas portadora do ensino médio. Contudo, o exame também é utilizado como critério de seleção para o ensino superior através dos programas educacionais do MEC. Os programas mais utilizados são o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Cronograma do Enem 2019

Qual será a data do Enem 2019O primeiro passo do Enem 2019 será a divulgação do edital, é provável que seja na primeira quinzena do mês de abril. A leitura do documento será de extrema importância, pois é acompanhado com toda a estrutura do exame desde as desde as inscrições até o resultado.

Após o edital o Inep abrirá o cadastro para pedidos de isenção do Enem 2019 e justificativas de ausências. Atualmente a taxa de inscrição se encontra no valor de R$82,00, todavia, quatro tipos de estudantes possuem direitos a dispensa do pagamento.

Aqueles que foram isentos na edição anterior, mas não compareceram nas provas deverão apresentar uma justificativa. Caso contrário, deverá efetuar o pagamento do Guia de Recolhimento da União – GRU. É importante lembrar que caso não seja aceito na primeira justificativa, o estudante poderá recorrer.

Na primeira quinzena do mês de março deverá se iniciar as inscrições para o Enem 2019. Certamente para iniciar a inscrição é preciso informar o número do CPF, identidade, e-mail e responder algumas perguntas pessoais.

Aqueles que gostariam de participar do Enem terão 12 dias para poder se cadastrar.  Dessa forma as inscrições deverão ser iniciadas do dia 6 a 17 ou 13 a 24 de maio.

Após as inscrições do Enem 2019 o próximo passo será a divulgação do local de prova do Enem 2019. Os locais são apresentados juntamente com o cartão de confirmação de inscrição, normalmente divulgado no segundo semestre . Já as provas deverão ser aplicadas no final de outubro ou início de novembro. Já o resultado será divulgado no mês de janeiro.

Direitos a isenção do Enem 2019

Eventualmente quatro tipos de estudantes poderão efetuar o pedido de isenção do Enem 2019

  1. Estudantes que estejam concluindo o ensino médio em escola da rede pública;
  2. Candidatos que concluíram o ensino médio através do ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos referentes a edição 2018;
  3. Aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola de rede pública ou como bolsista integral em rede privada e tenham renda per capita igual a um salário mínimo e meio;
  4. Estudantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no CadÚnico. Contudo, é considerado família de baixa renda aqueles com meio salário minimo por pessoa ou com faturamento mensal de até três salários.

O pedido de isenção e inscrição para o Enem 2019 deverão ser feitos através do portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

Provas do Enem 2019

Inscrições Enem 2019 passo a passoCertamente as provas do Enem 2019 são elaboradas com 180 questões divididas igualmente entre as quatro áreas de conhecimentos. Eventualmente as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos.

As áreas de conhecimentos do Enem 2019 são: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

No primeiro dia de prova serão aplicadas 90 questões divididas entre Ciências Humanas  e Linguagens, códigos e suas tecnologias. É importante lembrar que neste dia o Inep apresenta o tema da redação do Enem 2019. Serão exatas 5h30min para entregar o cartão de resposta.

No segundo domingo serão 90 questões divididas igualmente entre Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Serão disponibilizados 5h00min de prova.

Continue acompanhando todas as notícias do Enem 2019, pois publicamos todas as informações importantes do exame. Desejamos aqueles que vão fazer o exame boa sorte.

Qual será a data do Enem 2019
4.4 (88.57%) 7 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: