Provas do ENEM 2020

Provas do Enem 2020: Se você procura informações sobre as provas Exame Nacional do Ensino Médio, veio ao lugar certo. Saber quantas provas serão aplicadas, onde, quais as matérias cobradas, e como são cobrados os conteúdos é muito importante. Veja neste artigo tudo sobre o assunto. O Enem é o segundo maior teste de conhecimentos do mundo e o principal exame do Brasil. Desse modo, o Ministério da Educação – MEC quer modernizar o processo. Assim sendo, teremos nesta edição a aplicação digital. Contudo, será como modelo-piloto referencial para os próximos anos. Além da prova digital teremos a aplicação regular no mês de novembro.

Conforme as edições anteriores, as inscrições do Enem 2020 deverão começar no dia 4 de maio. Contudo, isto é apenas uma previsão, pois o calendário será confirmado através do edital, que deverá ser divulgado no Diário Oficial da União nos próximos meses.

Onde será aplicado a prova do Enem Digital 2020?


Em coletiva feita pelo Ministério da Educação – MEC juntamente com o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, foi confirmado que a principal novidade do Enem 2020 será a aplicação digital. O principal objetivo das autarquias certamente é diminuir o gasto com as impressões das provas. Contudo, a edição 2020 ainda contará com a prova em papel, mas o MEC garante que em 2026 o exame será totalmente digital.

Ficou acertado que a prova digital terá somente 50 mil vagas para participantes. Durante as inscrições, escolha estará disponível para as 15 capitais escolhidas em todas as regiões do Brasil. Cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Recife, São Paulo, Florianópolis, entre outras, receberão a aplicação do Enem Digital 2020.

Datas das Provas do Enem 2020


As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 11 e 18 de novembro em sua versão digital. As vagas serão aumentadas pelo MEC a cada edição. Caso queira fazer a versão digital, os candidatos das cidades informadas acima, poderão optar pela prova por este meio.

De acordo com o Ministro da Educação foi contratada uma empresa que será responsável pelos computadores e todo equipamento para realização do exame. Além disso, estão em estudo a aplicação de questões com vídeos, infográficos e games.

A prova regular do Enem 2020 eventualmente não sofrerá alteração nenhuma. Contudo, será aplicada em todo Brasil e em dias diferentes da digital, onde ficaram determinadas as datas de 1 e 8 de novembro.

Assuntos das Provas do Enem 2020

Não está previsto para provas do Enem 2020 nenhuma alteração na estrutura do exame. Assim sendo, ele será composto das seguintes provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Ainda de acordo com o Ministro, as provas serão customizadas de consoante a carreira que o aluno quer escolher, ou seja, com base nos parâmetros do novo ensino médio. Já o caderno impresso demandaria uma logística de formulação do exame mais complexa, maiores custos e chances de erros.

Eventualmente os assuntos cobrados no Enem 2020 são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação: Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Certamente será cobrado somente matemática, mas abrangerá operações com frações; Porcentagem; Análise de Gráficos e Tabelas; Estatística e Probabilidade; Relações entre grandezas; Geometria; Conversão de unidades; Combinatória Básica; Escala; Função afim.

Provas Anteriores do Enem

Provas anteriores ENEM 2020
Se você está procurando como baixar o download das provas anteriores do Enem, veja a seguir como encontrá-las. Para efeito de estudos e compreensão da matriz de referência do Enem, o INEP disponibiliza em seu site o download das provas anteriores. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos para baixar as quatro provas objetivas e seus respectivos gabaritos.

Cada prova possui 45 questões e uma proposta de redação. Por meio dos Exames de diferentes anos é possível estudar e avaliar os conhecimentos e nível de preparação para as próximas edições.

Acompanhe mais notícias curtindo a página através do Facebook Enem 2020 e também pelo Instagram Guia do Enem. Não perca mais tempo, conheça a apostila digital do Enem e já comece os seus estudos.

Deixe um comentário