Primeiro dia de Prova do Enem 2019

Enfim chegou o dia tão esperado do Exame Nacional do Ensino Médio. O primeiro dia de prova do Enem 2019 será aplicado neste domingo. Neste artigo vamos apresentar o cronograma das próximas etapas, exigências e dar algumas dicas. Conforme o balanço do Inep, o exame teve mais de 5 milhões de candidatos confirmados. Além disso, já foram divulgados os locais de prova.

Com a nota obtida no Enem 2019, os estudantes poderão concorrer aos programas educacionais do Ministério da Educação como Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Com o Sisu os estudantes concorrerão a vagas em instituições públicas, já com os demais será para universidades privadas. Certamente para poder se inscrever os estudantes precisam atender algumas exigências, sendo a principal a participação no exame.

Cronograma do primeiro dia de Prova do Enem 2019

Imagem primeiro dia de Prova do Enem 2019Os portões do local de prova do Enem 2019 estarão abertos às 12h00min com o fechamento às 13h00min conforme o horário de Brasília. Com o fuso horário veja o cronograma de alguns estados:

  • Abertura às 10h00min com o fechamento às 11h00min. As provas terão início às 11h30min:
    • 13 municípios do Amazonas: Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Boca do Acre; Eirunepé; Envira; Guajará; Ipixuna; Itamarati; Jutaí; Pauini; São Paulo de Olivença e Tabatinga;
    • Acre.
  • Abertura às 11h00min com o fechamento às 12h00min. As provas terão início às 12h30min:
    • Mato Grosso;
    • Mato Grosso do Sul;
    • Amazonas, certamente exceto os municípios citados acima;
    • Roraima;
    • Rondônia.
  • Abertura às 13h00min com fechamento às 14h00min:
    • Fernando de Noronha
  • Os demais estados fecharam os portões às 13h00min.

No primeiro dia de prova do Enem 2019 serão aplicadas 90 questões de múltiplas escolhas, além disso os estudantes terão que elaborar uma redação dissertativa-argumentativa com o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio – Inep. De acordo com o calendário, as questões serão baseadas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As provas terão início às 13h30min após a autorização dos fiscal. Os 30 minutos de espera é para que os examinadores possam fazer as coletas de dados dos participantes como assinatura e coleta biométrica. Juntamente com o caderno de questões virá cravado o cartão de resposta e a folha da redação, é de extrema importância que confira todos os dados.

O primeiro dia de prova do Enem 2019 terá duração exata de 5h30min. Desse modo, o estudante deverá entregar o gabarito e a folha da redação durante o horário, certamente serão desconsiderados aqueles que passarem do prazo. Antes de mais nada, vale lembrar que só serão corrigidas aqueles gabaritos e redações feitas com caneta esferográfica de cor preta. Conforme o edital, a caneta deverá ser fabricada de material transparente.

Documentos aceitos no Enem 2019

Provas do Enem 2019Certamente os estudantes deverão apresentar um documento com foto em sala de aula. Conforme o edital serão aceitos:

  1. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  2. Cédulas de Identidade RG – Registro Geral;
  3. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  4. Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  5. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  6. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  7. Carteira de Registro Nacional Migratório;
  8. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  9. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  10. Certificado de Dispensa de Incorporação;
  11. Passaporte;
  12. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  13. Certificado de Reservista.

Eventualmente terminem a prova antes das 19h00min, poderão ir embora somente após 2h00min após o início da prova, ou seja, às 15h30min. Os cartões de confirmação de inscrição do Enem 2019 poderão ser visualizados na página do participante através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br. Eventualmente percam os documentos, primeiramente acionem a polícia e façam o Boletim de Ocorrência – BO. Desse modo, basta apresentá-lo no exame, assim o estudante assinará o termo de responsabilidade e terá os dados coletado, desse modo sendo possível fazer a prova normalmente.

De acordo com Inep, não é obrigado levar os alimentos em vasilhas transparentes, todavia, será tudo examinados pelos físicas. Os aparelhos celulares e outros objetos deverão ficar guardados dentro do porta objeto, eventualmente venha tocar em sala, decerto o estudante estará desclassificado. Assim sendo, aconselhamos que desligue antes de guardar, evitando qualquer tipo de problema.

Antes de mais nada, não esqueça de nos avaliar através das estrelinhas abaixo. Por fim, fique por dentro de todas as atualizações, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário