Prazo para solicitar isenção no Enem 2019 se encerra nesta quarta

Os pedidos de isenção para o Enem 2019 poderão ser feitos somente até esta quarta-feira, ou seja, dia 10. Já está disponível para consulta o edital, nele o estudante encontrará toda a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio. Conforme foi apresentado, o documento poderá ser visualizado no Diário Oficial da União – DOU.

O pedido de isenção é a segunda etapa do Enem 2019. Conforme o calendário o exame ocorrerá na seguinte ordem:

  1. Edital do Enem 2019;
  2. Isenção;
  3. inscrição e pagamento;
  4. Cartão de confirmação;
  5. Prova;
  6. Gabarito;
  7. Resultado.

De acordo com o edital, as únicas datas que ficarão a ser definidas foram referentes a divulgação do cartão de confirmação de inscrição e resultados. No decorrer deste artigo vamos apresentar todas as datas do Enem 2019, além de ensinar como fazer o pedido de isenção.

Quem pode fazer o pedido de isenção do Enem 2019?

Prazo para solicitar isenção para o Enem 2019 se encerram nesta quartaCertamente somente três tipos de estudante poderão fazer o pedido de isenção do Enem 2019, sendo eles:

  • Candidatos que vão concluir o ensino médio neste ano em escola pública;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada. Além disso, ter uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de ser cadastrado no CadÚnico do Governo Federal. Posto que será aceito aquele que possui uma renda per capita de meio salário ou renda mensal de até três salários mínimos. Desse modo, basta informar o número do NIS – Número de Identificação Social.

Visto que se identifica, basta acessar o https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial e informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e data de nascimento. Após apresentar estas informações, serão exigidos: Dados pessoais, situação do ensino médio, NIS, questionário socioeconômicos e contato e senha. Antes de mais nada, vale ressaltar que o e-mail poderá ser informado apenas em uma única inscrição.

Certamente será registrado o pedido de isenção para o Enem 2019 apenas aquele feito no site acima. O prazo se iniciou no dia 1 de abril e encerrará às 23h59min (horário de Brasília) do dia 10, ou seja, nesta quarta. O número de candidatos que já manifestaram já ultrapassou os 2,1 milhões.

Atualmente o GRU – Guia de Recolhimento da União se encontra no valor de R$85,oo. A taxa de inscrição do Enem 2019 poderá ser paga em qualquer agência bancária, lotéricas ou agências dos correios. O resultado do pedido de isenção será divulgado no dia 17 de abril, pois o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira irá avaliar todos os requerimentos. O recurso deverá ser apresentado do dia 22 a 26 de abril.

Justificativa de ausência no Enem 2019

Antes de mais nada, vale lembrar que o prazo para justificativa de ausência também se encerra nesta quarta. A alegação deverá ser feita com apresentação de documentos, por certo, serão aceitos apenas aqueles apresentados pelo Inep. Poderão ser visualizados em “documentos aceitos para justificativa de ausência“, clique e veja.

Eventualmente não seja aceita a justificativa, o estudante poderá fazer o requerimento no dia 22 a 26 de abril, certamente apresentando novos documentos. Contudo, caso seja novamente negado, o estudante terá que efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019.

Calendário completo do Enem 2019

Datas do Enem 2019O calendário do Enem 2019 inicia em Março:

Abril:

  • Isenção e justificativa de ausência: Do dia 1 a 10;
  • Resultados dos requerimentos: Poderá ser visualizado na página do participante no dia 17 de abril;
  • Recursos: Deverão ser apresentados do dia 22 a 26 de abril;

Maio:

  • Resultado dos recursos: Poderão ser acessados no dia 2 de maio;
  • Inscrições para o Enem 2019/ Solicitação de atendimentos especializados: Os cadastros deverão ser feitos do dia 6 a 17. O resultado dos atendimentos ocorrerá no dia 22;
  • Taxa de inscrição: Poderá ser pago do dia 17 até 23;
  • Solicitação por atendimento por nome social: A manifestação deverá ocorrer no dia 20 a 24;
  • Recursos para atendimentos especializados e especifico: Se inicia no dia 23 com termino no dia 24.

Junho:

  • Recursos relacionados ao nome social: Do dia 3 a 7, na qual eventualmente terá o resultado divulgado no dia 7;

Outubro:

  • Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: Terá a data ainda a confirmar, contudo, normalmente ocorre na segunda quinzena de outubro;

Novembro:

  • Provas: Terá a primeira avaliação aplicada no dia 3 (Linguagens, códigos e suas tecnologias/Redação/Ciências Humanas e suas tecnologias). Já a segunda prova será aplicada no dia 10 (Ciências Humanas e suas tecnologias/Matemática e suas tecnologias);
  • Gabarito: Poderá ser consultado no dia 13.

Janeiro:

  • Resultado: Ainda terá a data oficial divulgada, entretanto, deverá ocorrer na primeira quinzena do mês;

Março:

  • Resultado individual dos treineiros: Data ainda a confirmar;
  • Divulgação da vista pedagógica da redação: Data ainda a confirmar.

Continue nos acompanhando pelo Instagram, curta e compartilhe a página Guia do Enem. Não deixe para estudar na última hora, conheça agora a apostila digital do Enem 2019.

1 comentário em “Prazo para solicitar isenção no Enem 2019 se encerra nesta quarta”

Deixe um comentário