Pedido de Isenção do Enem 2019 começa hoje

Atualizado em: 01.04.2019

by Enem 2019 on 04/01/2019

De acordo com o edital, nesta segunda se inicia o período de solicitação de isenção do Enem 2019, na qual a taxa se encontra no valor de R$85,00. Além disso, juntamente com o requerimento será o prazo de justificativa de ausência nas provas da edição anterior. Está iniciando a vigésima primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

O edital do Enem 2019 foi divulgado no dia 25 de abril, com isso, foi apresentado o cronograma do exame até os dias das provas. Neste artigo vamos apresentar o passo a passo e todos os estudantes que possuem direito a isenção.

Quem pode pedir isenção no Enem 2019?

Pedido de Isenção do Enem 2019 começa hojeO pedido de isenção do Enem 2019 começa hoje dia 01 e encerra no dia 10. Nesse meio tempo o estudante deverá acessar o portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/isencao. Certamente só será validado apenas os requerimentos feitos no site apresentado.

Em edições anteriores estudantes que concluirão o ensino médio pelo Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos possuíam direito a isenção. Contudo, no Enem 2019 terão direito a requerimento apenas os seguintes candidatos:

  • Esteja cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública, na qual tenha cadastro no Censo da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola de rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Além disso, ter renda privada per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
  • Declare está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, onde esteja cadastrado no CadÚnico. Contudo, deverá ter renda familiar per capita de meio salário mínimo ou até três salários.

Passo a passo do pedido de isenção do Enem 2019

  1. Vendo que se identifica, acesse o portal do Inep e informe o Cadastro de Pessoa Física – CPF e data de nascimento;
  2. Dados pessoais: Deverá informar o Cep e número de residência;
  3. Ensino médio: Informará em qual situação do ensino médio se encontra;
  4. NIS: Para aqueles que se encontra inscrito no CadÚnico, basta informar o número do NIS;
  5. Dados Socioeconômicos: Responderá um questionário com algumas perguntas sobre grupo familiar e bens que possui;
  6. Dados de Contato e senha: Criará uma senha de no mínimo 6 e máximo de 10 caracteres e apresentará um telefone e e-mail para contato. Contudo, este e-mail não poderá ser informado em outro cadastro;
  7. Por fim, será a conclusão da solicitação.

Os resultados dos requerimentos de isenção do Enem 2019 serão apresentados no dia 17. Eventualmente não seja aceito, basta comparecer a uma agência bancária, casas lotéricas ou correios para o pagamento do GRU – Guia de Recolhimento da União. Certamente aqueles que fizerem o pedido terão que confirmar as inscrições do dia 6 a 23 de maio.

Justificativa de ausência no Enem 2018

Conforme o edital do Enem 2019, para fazer a justificativa de ausência o estudante deverá apresentar algum documento, na qual deverão estar datados e assinados. A alegação deverá ser feita na página do participante (clique aqui e acesse). O resultado será apresentado dia 17 de abril, contudo, não concorde o recurso poderá ser feito do dia 22 até 26 de abril. Certamente no recurso o estudante deverá apresentar novos documentos.

Em cada caso possui um tipo de documento que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep irá aceitar. Com isso, o registro deverá esta nos formatos PDF, PNG ou JPG. Os documentos aceitos poderão ser acessados no link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2019/relacao_de_documentos_justificativa_de_ausencia.pdf. A justificativa faz parte do pedido de isenção do Enem 2019. Com isso, ao informar o CPF o sistema do exame identificará que o estudante não compareceu nos dois dias de prova da edição anterior.

Inscrição e Prova do Enem 2019

Todas as novidades do Enem 2019As inscrições do Enem 2019 deverão ser feitas do dia 6 até às 23h59min de 17 de maio. Não deixe para se cadastrar na última hora, pois o exame recebe milhões de acessos e a página poderá sofrer com sobrecarga. O sistema de cadastro ficará disponível 24 horas por dia.

O GRU poderá ser pago até o dia 23 de maio. Certamente é importante que guarde o comprovante de pagamento, assim podendo apresentar em alguma eventualidade. Vale lembrar que é importante acessar a página do participante para conferir se a situação de inscrição esta confirmada. Caso contrário, o candidato deverá entrar em contato com o Inep pelo 0800 616161.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, sendo nos dia 3 e 11 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h00min com o fechamento às 13h00min de acordo com o horário de Brasília. O exame poderá ser feito apenas com caneta esferográfica de cor preta, certamente fabricada de material transparente.

O acompanhamento do exame poderá ser feito pelo Instagram do Guia Enem, curta e compartilhe. Não perca tempo e comece a se preparar para o Enem 2019 com a apostila digital. Desde já desejamos a todos os candidatos uma boa sorte.

 

Pedido de Isenção do Enem 2019 começa hoje
5 (100%) 53 votos

MARIA CHARLIENE DA SILVA MORAIS abril 3, 2019 às 5:06 pm

isenção a prova do ENEM 2019

Responder

MARIA CHARLIENE DA SILVA MORAIS abril 3, 2019 às 5:16 pm

PEDIDO DE ISENÇÃO PARA A PROVA DO ENEM 2019

Responder

Maria Clara dos Santos Silva abril 3, 2019 às 6:20 pm

Preciso fazer o enem

Responder

Jessica da Silva dos Santos abril 3, 2019 às 6:37 pm

Quero fazer a prova do enem 2019

Responder

Jessica da Silva dos Santos abril 3, 2019 às 7:37 pm

Quero fazer a prova do enem

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: