Notas e Matérias do Enem 2019

Atualizado em: 30.01.2019

by Enem 2019 on 01/29/2019

As inscrições para o Enem 2019 se iniciam em breve. Este artigo é direcionado aos estudantes que desejam começar a estudar para as provas da próxima edição do Exame que devem acontecer no final deste ano. Falaremos sobre os diversos materiais de estudos para o Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio, com dicas importantes para quem almeja mandar bem nas provas.

O Enem 2019 é um programa do governo federal, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) com a finalidade de testar os conhecimentos de estudantes. Os participantes do exame podem concorrer a um curso em uma instituição de ensino superior seja ela privada ou federal.

Além de gerenciar o Enem, o MEC também é o responsável dos demais programas do governo federal que disponibilizam vagas ou bolsas em instituições de ensino superior. Para conseguir participar dos demais programas, o estudante precisa adquirir uma média nas provas do Enem de 450 pontos nas áreas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na proposta de redação.

É importante ressaltar que essa a nota adquirida através das provas do Enem é a mínima exigida para participar do Prouni e Fies. Para os cursos, as instituições que os mesmo pertencem definem a nota que o estudante precisa adquirir nas provas do Enem 2019 para que assim consiga participar do processo de seleção dos programas.

O candidato, antes de escolher o curso que deseja participar do processo de seleção, precisa pesquisar as notas de corte. A pontuação adquirida nas provas do Enem 2019 devem ser iguais ou superiores.

A proposta de redação do Enem 2019 tem um papel fundamental para o processo de seleção para os curso de desejo dos participantes dos programas gerenciados pelo MEC.

Caso haja algum empate de pontuação durante o processo de seleção, quem tiver adquirido maior nota na proposta de redação do Enem 2019 ficará com a vaga. Portanto, é preciso que os participantes comecem desde já os seus estudos, para que possam tirar boas notas no Enem 2019.

Quais são os assuntos que mais caem nas provas do Enem

Matérias de Estudos Enem 2019As provas do Enem 2019 serão divididas em dois dias diferentes e, baseando na edição passada, o primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a proposta de redação.

Para o primeiro dia de prova do Enem 2019, as matérias que compõem essas áreas de conhecimento são: Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física, Tecnologias da informação e Comunicação, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e uma proposta de redação dissertativa-argumentativa.

É impossível saber de certo quais serão os assuntos que mais vão cair nas provas do Enem 2019. Porém, baseando nas edições anteriores, os conteúdos mais cobrados pelas matérias do primeiro dia de prova são os seguintes:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Compreensão Textual e Gêneros Textuais, Análise do Discurso, Leitura e Interpretação de Texto, Domínio Lexical e Leitura e Artes;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, cobram os seguintes assuntos: Idade Contemporânea, Idade Moderna, Meio Ambiente, Globalização, Democracia e Cidadania, Brasil Colônia, Natureza do Conhecimento e Cultura e Indústria Cultural, Geografia Agrária, Ética, Mundos do Trabalho, Cartografia, História do Brasil, Ideologia e Geopolítica.

No segundo dia da aplicação das provas do Enem 2019, é esperado as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, na qual abrange as seguintes matérias: Biologia, Física, Química e Matemática.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os assuntos mais cobrados foram: Termodinâmica, Química Orgânica, Eletricidade, Meio Ambiente, Leis da Física, Físico-química, Histologia e Fisiologia, Mecânica, Biotecnologia, Citologia, Ondulatória, Óptica e Humanidade;
  • Matemática e suas Tecnologias, os assuntos mais cobrados baseando em edições passadas foram: Funções, Porcentagem, Geometria, Aritmética, Escala, Razão e Proporção, Gráficos e Tabelas e Probabilidade.

É importante relembrar que não podemos dar certeza que todos estes assuntos irão cair nas provas do Enem 2019, pois foi realizado um balanceamento de edições que antecedem a esta.

Algum destes assuntos caíram nas provas do Enem 2019, só não se sabe dizer quais nem a quantidade de perguntas sobre determinado tema.

Entretanto, para poder participar da prova é preciso confirmar presença fazendo a inscrição do Enem 2019 através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

Desejamos a todos que vão realizar as provas, boa sorte! Conheça a apostila do Enem 2019 onde prepara é conhecida pelo ótimo material de estudos, na qual vem preparando estudantes em muitas edições.

Notas e Matérias do Enem 2019
4 (80.77%) 26 voto[s]

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: