MEC divulga manual de Redação do Enem 2019: Veja agora!

MEC divulga manual de Redação do Enem 2019: Veja agora. Muitos estudantes sonham em tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. O primeiro passo é conferir a cartilha da redação do exame, pois terá todas as regras e estrutura exigidas na correção dos textos.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 03 e 10, respectivamente. Ao todo, foram 5,1 milhões de candidatos inscritos para a edição deste ano. Conforme o anunciado do Ministério da Educação – MEC, o exame já teve as provas impressas e estão sendo distribuídas para os estados. Com as projeções o ministério informou que as provas terão um gasto de R$537,6 milhões.

Cartilha da Redação do Enem 2019: Como consultar

Conforme a cartilha do Enem 2019, as redações deverão ser dissertativas-argumentativas e atender as 5 competências, sendo elas:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O tema só será apresentado no dia do exame, desse modo disponibilizamos os 10 possíveis temas da redação do Enem 2019, clique e veja.

A cartilha do participante do Enem 2019 esclarece que os textos desenvolvidos pelos estudantes serão corrigidos por, no mínimo, dois professores diferentes, de maneira independente, sem que nenhum saiba da pontuação atribuída pelo outro. Desse modo, a nota final atribuída ao texto do candidato será uma média aritmética das notas finais estabelecidas pelos corretores.

Eventualmente as notas aplicadas pelos dois corretores apresentem diferença total maior do que 100 pontos, ou superior a 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação será avaliada por um terceiro professor. Assim, a nota final será então a média entre as duas notas totais que mais se aproximarem, observando novamente as discrepâncias. Caso elas permaneçam, o texto será então corrigido por uma banca composta por três novos professores, que atribuíram juntos a nota final à redação.

A redação do Enem deverá seguir uma origem de desenvolvimento, sendo Tema -> Tese -> Argumento -> Proposta de intervenção. Desse modo, o estudante terminará o texto apresentando uma solução para o problema destacado no tema. Antes de mais nada, lembrando que deverá respeitar os direitos humanos, conforme a competência número 5.

A cartilha do Enem 2019 poderá ser acessada pelo link https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/arquivos/redacao-enem2019-cartilha-participante.pdf. Além disso, o Inep também divulgou a cartilha em Libras, onde poderá ser vista abaixo.

Nota zero na redação do Enem 2019

Se é possível tirar nota 1000 na redação do Enem 2019, certamente poderá tirar nota zero. Desse modo, será atribuída e menor nota aquelas redações que:

  • Demonstrem que não entenderam o tema proposto, assim dando fuga do assunto;
  • Não seja dissertativa-argumentativa;
  • Seja menor que 7 linhas, assim sendo considerada insuficiente;
  • Que não seja feita com caneta esferográfica de cor preta;
  • Não tenha preenchido o nome e nem assinado a folha da redação;
  • Decerto aquelas que estejam com a folha da redação em branco.

Terão as linhas desconsideradas aquelas que:

  • Tenham cópia dos textos de apoio ou das questões;
  • Que tenham xingamentos, insultos, desenhos ou receitas.

Provas do Enem 2019

Imagem prováveis temas da redação do Enem 2019As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A redação será aplicada no primeiro dia, juntamente com questões relacionadas as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 3 o estudante terá exatas 5h30min para poder entregar o cartão de respostas.

Já o segundo dia serão aplicadas as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Terão exatas 5h00min de prova. Antes de mais nada, o Inep só aceitará aqueles cartões de respostas preenchidos com caneta esferográfica de cor preta, na qual deverá ser fabricada de material transparente. Caso contrário, os textos e gabaritos serão desconsiderados.

Os locais de prova do Enem 2019 serão divulgados a partir do dia 16 de outubro. Para visualizar basta acessar a página do participante pelo link https://enem.inep.gov.br/ com número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

Para acompanhar todas as notícias pelo Instagram, curta e compartilhe a página Guia do Enem. Não esqueça de nós avaliar através das estrelinhas, desde já obrigado.

Deixe um comentário