Matérias do Enem 2019

Atualizado em: 15.07.2019

by Enem 2019 on 09/07/2019

Neste artigo vamos fazer um apanhado geral sobre todas as matérias do Enem 2019, assim os estudantes que quiserem já poderão se preparar. Certamente as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas em dois domingos seguidos, de acordo com o calendário oficial, nos dias 3 e 10 de novembro. Eventualmente o exame tem como principal objetivo avaliar o nível de aprendizagem de escolas portadoras do ensino médio. Todavia, desde 2009 o exame é utilizado como critério de seleção para o ensino superior.

Todo conteúdo cobrado no Enem 2019 será baseado no ensino médio, contudo, é impossível colocar tudo em uma prova, mas daremos dicas sobre as questões que mais caem nas provas. As provas serão compostas por 180 questões de múltipla escolha, sendo de A até E, ou seja, cinco opções.

Matérias do Enem 2019

As matérias do Enem 2019 são baseadas em quatro áreas de conhecimentos gerais, sendo Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. Adicionalmente, a matéria de Linguagens e códigos contém a redação. Desse modo, o estudante deve elaborar um texto sobre o enfrentamento de uma situação-problema.

Matérias do Enem

As 180 questões são divididas igualmente entre as áreas, ou seja, 45 cada uma. As matérias do Enem 2019 são divididas da seguinte maneira:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira; Artes; Educação Física e Tecnologias da informação e comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias: Certamente somente questões referentes a Matemática;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química; Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: História; Geografia; Filosofia e Sociologia.

A redação do Enem 2019 deverá ser argumentativa-dissertativa, contendo no mínimo 7 e máximo 30 linhas. Tanto nas matérias quanto na redação o estudante poderá tirar nota máxima de 1000 pontos e a menor nota será zero.

Conteúdos mais cobrados no Enem 2019

Aqui vamos apresentar alguns conteúdos que poderão ser cobrados no Enem 2019. Contudo, não significa que as provas terão questões elaboradas somente com estas matérias. Antes de mais nada, esta parte do artigo foi elaborado conforme as edições anteriores:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias:
  1. História: Brasil e Colômbia; Primeira República; Brasil Império; Escravidão e cultura negra; Ditadura Militar; Era Vargas; As revoluções industriais e Questões sobre democracia;
  2. Geografia: Espaço rural e impactos ambientais; Globalização; Geologia e Geomorfologia; Geopolítica e Atualidades; Migrações; Urbanização; Recursos Hídricos e Regionalização Brasileira;
  3. Filosofia e Sociologia: Etnocentrismo; Cultura (popular, erudita, patrimônio); Filosofia moral e Questão ética; Consequências da globalização; Legislação Brasileira e seu impacto; Meios de comunicação e a questão social e por fim Filósofos. Eventualmente os Filósofos mais utilizados são Platão, Aristóteles, Maquiavel e Descartes.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias:
  1. Estratégias argumentativas e discursivas;
  2. Escolas Literárias;
  3. Variedades Linguísticas;
  4. Arte e cultura;
  5. Estrutura e interpretação de texto jornalístico;
  6. Linguagem digital;
  7. figuras de linguagem;
  8. Estrutura e interpretação de textos publicitários;
  9. Gêneros literários;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias:
  1. Biologia: Lixo e problemas ambientais; Imunização; Questões sobre a água; Ciclos do carbono, nitrogênio e água; Genética e Mutações; Fontes de energia; Respiração aeróbica e anaeróbica; relações ecológicas; Teorias Evolucionistas e Núcleo Celular.
  2. Química: Cadeias carbônicas e funções orgânicas; Estequiometria; Unidades de conservação; Eletroquímica; POH e PH; Termoquímica; Separação de misturas; Acidez e basicidade; Equilíbrio Químico e Reações Orgânicas;
  3. Física: Usinas e energia; Ondas; Calorimetria; Hidrostática; Ótica; Circuitos Elétricos; Magnetismo; Dinâmica; Cinemática e em conclusão Termodinâmica;
  • Por fim, Matemática e suas tecnologias:
  1. Operações com frações;
  2. Porcentagem;
  3. Análise de Gráficos e Tabelas;
  4. Estatística e Probabilidade;
  5. Relações entre grandezas;
  6. Geometria;
  7. Conversão de unidades;
  8. Combinatória Básica;
  9. Escala;
  10. Função afim.

Eventualmente, para o estudante queira se aprofundar mais, o Inep disponibiliza também a matriz de referência do Enem.

Local de prova do Enem 2019

O Inep não se pronunciou a respeita da data de divulgação dos locais de provas do Enem 2019. Contudo, o cartão poderá ser visualizado no mês de outubro, acreditasse será disponibilizadona primeira quinzena. Desse modo, basta acessar a página do participante através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

Conforme o Inep divulgou, cerca de 1 milhão de estudantes deixaram de pagar o GRU – Guia de Recolhimento da União. Desse modo, o exame terá pouco mais de 5 milhões de participantes sendo 59,5% mulheres. Dessa forma, o Enem 2019 alcançou o menor número de confirmados desde 2012.

Além das matérias nos também damos dicas de estudos para o Enem 2019, clique e veja.

E aí, gostaram do nosso artigo? Conheça também a apostila digital do Enem 2019, um dos melhores matérias de preparação. Não esqueça de curtir e compartilhar o Instagram Guia do Enem.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: