Inep confirma data para consultar Local de prova do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou que o Local de prova do Enem 2019 será disponibilizado a partir do dia 16 de outubro.  O Exame Nacional do Ensino Médio contará com a presença de milhões de participantes que buscam alcançar o ensino superior com a pontuação obtida no exame. 

O Enem 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No decorrer deste artigo vamos ensinar a visualizar local de prova, além disso daremos dicas sobre o dia do exame. Os resultados individuais só serão divulgados em janeiro.

Como visualizar o local de prova do Enem 2019

Imagem local de Prova do Enem 2019Você faz parte dos 5,1 milhões de inscritos confirmados? Certamente aguardam ansiosamente para poder visualizar o local de prova do Enem 2019. Conforme foi anunciado pelo Inep através do Instagram, o endereço poderá ser visualizado a partir do dia 16 outubro, eventualmente a partir das 10h00min.

Os locais de prova serão divulgados juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. A visualização poderá ser feita a qualquer horário após a divulgação. Desse modo, basta acompanhar os seguintes passos:

  1. Acesse o portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br;
  2. Clique em “Página do Participante“;
  3. Em seguida abrirá uma bate papo com Nanda (Robô eletrônico);
  4. Primeiramente responda o desafio da figura, basta informar a imagem que a Nanda pergunta;
  5. Informe o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha;
  6. Eventualmente tenha esquecido a senha, clique em “esqueci minha senha” ou a Nanda irá disponibilizar uma opção para recuperar a senha. O código de acesso será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição;
  7. Ao acessar a página do participante o estudante poderá visualizar o cartão de confirmação de inscrição.

Antes de mais nada, vale lembrar que a página do participante também poderá ser acessada através do aplicativo do Enem. 

A apresentação do cartão de confirmação nos locais de provas não são obrigatórias, contudo, o Inep aconselha que o levem no dia do exame. O principal motivo é que o cartão é repleto de informações importantes que facilitam a entrada em sala de aula como por exemplo: número de inscrição, sala, bloco e outros dados pessoais.

Antes de mais nada, vale lembrar que o local de prova do Enem 2019 determinado pelo Inep, não poderá ser alterado, pois no ato da inscrição é perguntado em qual cidade possui preferência em fazer o exame.

Provas do Enem 2019: Exigências e Cronograma

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 novembro, ou seja, dois domingos seguidos. Veja a seguir o cronograma:

  • Dia 3: Serão aplicadas 90 questões de múltiplas escolhas, além disso o estudante deverá elaborar uma redação argumentativa-dissertativa. O exame será elaborado com base nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Dia 10: Já no segundo dia, os estudantes terão que responder somente 90 questões de múltiplas escolhas. As áreas serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia de prova os estudantes terão 5h30min e no segundo dia 5h00min para poder entregar o cartão de resposta. O tempo restante será informado pelos fiscais do exame, pois é proibido relógio, celular, calculadora e entre outros objetos. O exame poderá ser feito apenas de caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. 

Os portões dos locais de prova do Enem 2019 estarão abertos a partir das 12h00min com o fechamento às 13h00min conforme o horário de Brasília. As provas serão aplicadas às 13h30min após a autorização dos fiscais. Certamente no dia do exame o estudante deverá apresentar algum documento com foto, desse modo serão aceitos:

  • Cédulas de Identidade RG – Registro Geral;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Gostou do que leu? Não esqueça de curtir e compartilhar a página do Instagram Guia do Enem. Além disso, nos avalie nas estrelinhas abaixo, desde já obrigado.

10 comentários em “Inep confirma data para consultar Local de prova do Enem 2019”

Deixe um comentário