Local de Prova do Enem 2019: Consulta e Cartão de Confirmação

Atualizado em: 15.08.2019

by Enem 2019 on 15/08/2019

Neste artigo vamos falar sobre o local de prova do Enem 2019: Consulta e Cartão de Confirmação. Muitos estudantes aguardam ansiosos para a divulgação de onde vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Eventualmente o Ministério da Educação ou o Inep não oficializou nenhuma data. Contudo, o prazo para que o cartão seja divulgado é no mês de outubro.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. As notas serão divulgadas no mês de janeiro. Poderão utilizar a pontuação do exame para concorrer em programas educacionais como Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Certamente desde que se identifique com os requisitos de cada um.

O que vai encontrar no cartão de confirmação de inscrição do Enem 2019?

Certamente como o nome já diz, o cartão só será disponibilizado para aqueles que vão participar do Enem 2019. Assim sendo serão aqueles que foram aceitos nos pedidos de isenção ou que efetuaram o pagamento da taxa dentro do prazo estabelecido. Caso contrário, o estudante não teve a sua inscrição confirmada.

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2019 deverá ser divulgado na primeira quinzena de outubro, ou seja, nos primeiros 15 dias. Terá os seguintes dados:

  • Local de prova, certamente com endereço, instituição e sala;
  • Número de inscrição;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Única;
  • Língua estrangeira optada;
  • Cronograma de aplicação das provas;
  • Nome completo;
  • Atendimento especial ou específico, caso tenha solicitado.

Não é obrigatório a apresentação do cartão no dia da prova, contudo, o Inep aconselha que seja levado. Desse modo, tente imprimir ou até mesmo salvar no celular. Antes de mais nada, vale lembrar que em sala de aula o celular deverá estar desligado e dentro do porta objeto. Eventualmente venha a tocar em sala o estudante será automaticamente eliminado.

Como visualizar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2019?

O cartão de confirmação juntamente com o local de prova do Enem 2019 será divulgado na página do participante. Basta acessar o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br responda o jogo da figura e informar o número do CPF e senha.

Eventualmente não se recorde qual senha criou no ato da inscrição, não se preocupe. Primeiramente responda o jogo da figura e informe o número do CPF e clique em “esqueci minha senha“. Desse modo, abrirá uma janela onde o estudante optará em receber um código de acesso provisório via e-mail.

Caso não tenha acesso ao e-mail clique em “Alterar e-mail“. Em seguida irá responder algumas perguntas pessoais como por exemplo: correio eletrônico cadastrado, data de nascimento e entre outros.

Após informar o código de acesso a Nanda irá pedir que crie uma senha oficial. Lembrando que esta mesma senha será exigida para se cadastrar nos programas do MEC.

Local de prova do Enem 2019

Imagem local de Prova do Enem 2019Os portões dos locais de prova do Enem 2019 estarão abertos às 12h00min conforme o horário de Brasília. O fechamento ocorrerá exatamente às 13h00min, caso passe desse prazo automaticamente estará eliminado naquele dia.

Antes de mais nada, vale lembrar que os locais destinados pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira não poderão ser alterados. Desse modo, faça a trajetória alguns dias antes para que memorize o percurso e tempo que vai gastar até a instituição. Com a tecnologia também ficou mais fácil, basta ir no Google Maps e informar o endereço onde fará a prova. Assim, o próprio Google informará o tempo e o melhor percurso.

Certamente ao identificar a sala o estudante precisa apresentar algum documento com foto, serão aceitos somente:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem. Não deixe para última hora, adquira já a apostila digital do Enem 2019 e comece a estudar. Desde já desejamos todos boa sorte, não esqueça de deixar a avaliação nas estrelas.

Leave a Comment

Notícia anterior: