Local de Prova Enem 2019: Como Consultar

As provas do Enem 2019 estão prestes de se iniciar e, muitos estudantes ainda não sabem onde vão realizar as provas do programa. Aqui daremos dicas importantes de como consultar o local de prova do Enem 2019 Exame Nacional do Ensino Médio além de apresentar outras importâncias como horários e documentos exigidos.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 novembro. Conforme o Inep os locais de provas serão apresentados no mês de outubro, contudo, sem confirmação de data. Já o resultado oficial só será divulgado no mês de janeiro.

Divulgação do local de prova do Enem 2019

Muitos estudantes que vão participar das provas do Enem 2019 informam apenas a cidade onde pretendem realizar as provas, ficando assim impossível de saber em qual instituição irá realizar o exame.

Para isso, o candidato deve acessar a página do participante do Enem 2019, disponível no link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Certamente será considerado como oficial apenas a divulgação realizada neste endereço eletrônico.

Enem 2019 Local de Prova

Ao acessar a página do participante do Enem 2019, o candidato precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha criada durante a inscrição. Caso o estudante não recorde, basta clicar na opção esqueci minha senha. O Inep enviará automaticamente um código de acesso para o endereço de e-mail do aluno.

Ao identificar o código de acesso é preciso retornar a página do participante e informá-lo juntamente com o CPF. Desse modo, abrirá uma janela onde o candidato deverá criar uma senha oficial.

Para se inscrever nos programas do Ministério da Educação como Sisu, Prouni ou Fies a princípio será exigido o número de inscrição e senha. Por isso, anote e guarde todos estes dados, pois será muito útil.

Assim que acessar a página do participante o estudante encontrará o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2019. Juntamente com este cartão terá informações muito importante como local de prova (instituição, endereço, bloco e sala), nome completo, CPF, número de inscrição e cronograma.

Devido a importância é aconselhado que todos os estudantes realizem a emissão deste cartão. A apresentação na porta da sala irá facilitar a entrada. Para emissão basta clicar na opção “imprimir” ou aperte Ctrl + P no seu teclado.

Horários do Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 ocorreram do dia 6 a 17 de maio, ou seja, 12 dias disponível. O MEC juntamente com o Inep registrou pouco mais de 6,3 milhões de cadastros, contudo, pouco mais de 5 milhões foram confirmados.

Conforme foi divulgado, destes 5 milhões cerca de 59,5% dos participantes são mulheres e 9.486 cadastrados possuem 60 anos ou mais.

Com base no edital confira todo o cronograma restante do Enem 2019, além dos horários de provas:

  • Outubro: Será a divulgação do cartão de confirmação de inscrição juntamente com o local de prova do Enem 2019. De acordo com as edições anteriores, acreditasse que será disponibilizado na segunda quinzena;
  • Novembro: Provas nos dias 3 e 10 sendo duas matérias do Enem 2019 para cada dia. Divulgação do gabarito oficial no dia 13;
  • Janeiro: Divulgação do resultado;
  • Março: Resultado de treineiros e disponibilidade da correção da redação.

Os portões dos locais estarão abertos a partir das 12h00min conforme horário de Brasília. O fechamento será exatamente às 13h00min, caso passe deste prazo estará automaticamente desclassificado naquele dia. As provas serão entregues para preenchimento e recolhimento de dados, mas só poderão ser abertas às 13h30min após o sinal.

Antes de mais nada, vale lembrar que a prova do Enem 2019 só poderá ser feita com caneta esferográfica de cor preta sendo fabricada de material transparente.

Documentos aceitos no Enem 2019

No cartão de confirmação de inscrição do Enem 2019 terá o bloco e número da sala que o estudante foi determinado. Ao identificar deverá apresentar algum documento oficial com foto, conforme o edital será aceito:

  • Identidade – RG (Registro Geral). Deverá ser expedida por Secretarias de Segurança Pública,
    Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei
    tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social de tal forma que deverá ser emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de
    fevereiro de 2006.

Eventualmente tenha o documento roubado ou perdido acalme-se. O Inep aceitará aqueles BO – Boletim de Ocorrência registrados em um prazo máximo de 90 dias do primeiro dia do exame. Dessa forma o estudante preencherá o termo de responsabilidade e terá alguns dados recolhidos inclusive a coleta de biometria.

Para candidatos com documentos danificado, ilegível, com foto ou fisionomia diferente, certamente passarão pelo mesmo processo de coleta de dados. Caso se recuse o estudante será eliminado.

Desejamos a todos os participantes do Enem 2019, boa sorte! Antes de mais nada, não esqueça de curtir e compartilhar a página do Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário