Inscrições Enem 2019

Inscrições Enem 2019: Entre o fim do mês de abril e o início de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará o edital da próxima edição. O documento, além de contar com todas as regras, confirmará o cronograma oficial, incluindo a data do período de inscrição do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Muitos não sabem, mas o Enem existe desde 1998. Até o ano de 2009, no entanto, as provas serviam apenas para avaliar o desempenho dos alunos que concluíam o ciclo básico da educação. A partir de então, após passar por grande reformulação, o Exame brasileiro já se tornou o segundo maior do mundo. Além de continuar avaliando o ensino, ele se consolidou como a principal porta de acesso ao ensino superior do país.

Provas Enem 2019 serão requisitos para programas do Ministério da Educação

Quem se inscrever para as provas do Enem 2019 terá a oportunidade de participar dos programas do MEC (Ministério da Educação). O Exame é requisito básico para os processos seletivos do ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Inscrições Enem 2019

Quem deseja concorrer a bolsas de estudo, integrais e parciais, em faculdades particulares precisa se inscrever no ProUni. Também em faculdades particulares, é possível solicitar o financiamento de cursos através do Fies. O Sisu e Sisutec, por sua vez, oferecem vagas em universidades e institutos federais de educação superior e técnica.

Em qual site são feitas as inscrições do Enem 2019?

Existe apenas um meio oficial para fazer inscrição no Enem 2019. O Inep, autarquia do MEC responsável por organizar as provas, disponibiliza em seu portal um endereço exclusivo para os registros. Assim, os interessados devem acessar a página http://enem.inep.gov.br/participante, dentro do prazo que será oficializado em edital.

Ao se inscrever no Enem 2019, o estudante precisa ter em mãos o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do seu documento de identidade, também conhecido como RG (Registro Geral). Ambos os documentos são obrigatórios, portanto, quem não possui ainda tem tempo hábil para providenciá-los.

Além dos dois documentos de identificação pessoal, cada candidato precisa informar um endereço de e-mail pessoal válido e um número de celular. Através desses dois meios a organização enviará todas as informações necessárias a respeito do Exame.

Taxa de inscrição Enem 2019: valor e isenção

Caso seja mantido o valor cobrado na última edição, a taxa de inscrição do Enem 2019 será de R$ 68,00. Entretanto, ressaltamos que somente após o Inep divulgar o edital poderemos confirmar o valor, mesmo acreditando que não haverá nenhum acréscimo considerável.

Recebem isenção automática todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública. Assim, nenhum dos que se enquadrarem nessa situação deverá se preocupar com o pedido de isenção ou declaração de carência. A dispensa do pagamento será automática, visto que o sistema reconhecerá as informações de escolaridade do participante, caso sejam prestadas corretamente.

Aqueles que precisarem de pedir isenção no Enem 2019 deverão declarar carência no momento da inscrição. A declaração é feita mediante o preenchimento de um formulário próprio. Lembrando que a organização tem o direito de solicitar, a qualquer momento, documentos que comprovem as informações prestadas.

Qual o melhor material de estudos para o Enem 2019?

A expectativa é de que mais de 9 milhões de estudantes participem da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, não desperdice tempo e comece a se preparar com antecedência. Adquira o quanto antes sua apostila do Enem 2019 e saia na frente da concorrência, se preparando com o melhor material de apoio disponível no mercado.

Acompanhe nossas atualizações e conte com nosso total apoio para se manter bem informado. Curta a página do Enem 2019 no facebook e fique por dentro de todas as novidades.

3 comentários em “Inscrições Enem 2019”

Deixe um comentário