Inscrições do Enem 2019: Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizado em: 18.09.2018

by Enem 2019 on 09/18/2018

Para os estudantes que têm o interesse de participar do Enem 2019, fique por dentro de todas informações referentes ao programa. Neste artigo daremos dicas importantes para a realização das inscrições do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio, que está prestes de ser iniciada pelo MEC (Ministério da Educação).

Como e onde se inscrever no Enem 2019

Inscrições do Enem 2019
Inscrições do Enem 2019: Exame Nacional do Ensino Médio

Para ficar por dentro de tudo sobre o Enem 2019, aconselhamos a todos que irão participar ou tem interesse a lerem o edital do programa. Todas as regras e normas estabelecidas pelo MEC, estão lá publicadas.

Para realizar a inscrição no Enem 2019, o aluno deve acessar a página do participante no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Tendo acessado a página do participante do Enem 2019, o aluno precisa ter em mãos os seguintes documentos pessoais para dar início na inscrição: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral)..

Além de informar os documentos pessoais, o participante também deve informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através deste, o Inep enviará notificações sobre todas as novidades do Enem 2019.

Logo após, o participante precisa informar em qual cidade é melhor para poder realizar as provas do Enem 2019 e também a matéria pelo qual deseja responder às questões de língua estrangeira, podendo ser Espanhol ou Inglês.

Ao escolher a escola, o aluno precisa informar apenas o número do cadastro da escola no Enem.

Lembrando que a escola precisa está cadastrada no programa.

Tendo o participante informado a escola, resta a ele responder as perguntas que são obrigatórias para finalizar a sua inscrição no Enem 2019.

Para os alunos não isentos ao finalizar a inscrição, o Inep enviará no endereço de e-mail do participante o boleto da taxa de inscrição.

Caso o estudante esteja cursando ainda o 2° ano do ensino médio, poderá se inscrever como treineiro, pois o mesmo não poderá concorrer a vagas em instituições federais ou privadas.

Os treineiros terão que efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 obrigatoriamente sem direito de isenção que, baseando nas edições passadas, o valor da taxa de inscrição é de R$82,00.

O pagamento pode ser efetuado em qualquer das agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios do país.

A efetuação do pagamento precisa ser dentro do período que é publicado em edital. Por isso aqui reforçamos a todos novamente a extrema importância da leitura do edital do Enem 2019.

Caso o pagamento seja efetuado após o término do período, o dinheiro não será devolvido ao estudante.

Se algum estudante queira participar do Enem 2019 e já terminou os estudos e não tem condições de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, este pode recorrer ao pedido de isenção da taxa.

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Isenção do Enem 2019
Isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Na edição do ano passado (Enem 2018) o MEC inovou no período do pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem, deixando para antes do período da realização da inscrição no programa.

O real motivo para essa antecipação, é para que os alunos que não conseguirem a isenção da taxa, consigam depois realizar a matrícula novamente efetuando o pagamento da taxa de inscrição do Enem.

Existem três tipos de alunos que são beneficiados com a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, sendo eles: àqueles que fazem parte do CadÚnico, àqueles que têm uma renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio por mês e, também, aos concluintes do ensino médio em escola de rede pública.

Para o estudante cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), deve informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social), sendo obrigatoriamente que o NIS do participante esteja tudo correto, caso contrário o estudante não conseguirá a isenção da taxa.

Para os alunos que possuem uma renda familiar per capita inferior a um salário mínimo, precisa informar no ato do pedido, preenchendo todos os campos corretamente e sem cometer atos levianos.

E para aqueles que estão prestes de concluir o ensino médio, precisam informar apenas o número do cadastro da escola no Censo Escolar da Educação Básica. Após informar o número e a escola sendo cadastrada, terá seu pedido aceito na mesma hora.

Caso a escola não esteja cadastrada no Censo Escolar, o participante então, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

É preciso de muita atenção ao realizar o pedido de isenção pois o Inep é totalmente encarregado de verificar se todas as informações prestadas pelos participantes dão verdadeiras. Caso o estudante esteja mentindo, este terá o seu pedido negado.

Datas e locais de prova do Enem 2019

Quando começam as inscrições do Enem 2019
Datas e locais de prova do Enem 2019

A aproximadamente 10 anos atrás, as provas do Enem passaram a ser divididas em dois domingos diferentes, assim como na edição passada, foram os dois primeiros domingos de novembro.

As provas do Enem são de 180 questões objetivas e uma redação, dividindo então 90 questões para cada domingo além da aplicação da redação em um deles. A pontuação das questões objetivas variam, já para a redação o máximo de nota que se pode obter são 1000 pontos.

Já na edição de 2018, houve um aumento de 30 minutos na aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que abrangem as seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Física e Química.

Baseando ainda na edição passada, o primeiro domingo foi a aplicação da redação e a prova de linguagens códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, que são compostas das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, estas são da área de linguagens códigos e suas tecnologias.

Já na área de ciências humanas e suas tecnologias, abrange as seguintes matérias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

O mínimo necessário para poder se cadastrar nos demais programas do MEC, tais como Fies (Financiamento Estudantil) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são de acima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na redação.

O dia para a divulgação dos locais de provas, são publicados no edital do programa, por isso é de extrema importância a leitura deste edital.

O local de prova do Enem 2019 será publicado na página do participante do Enem 2019, onde o mesmo se cadastrou para realizar a sua inscrição.

Para acessar, o estudante precisará informar o seu CPF e a senha criada no início do cadastro.

É de total responsabilidade do aluno a verificação do local onde irá fazer as provas do Enem 2019.

Nos dias das provas o estudante poderá levar lanche e se caso algum leve qualquer tipo de aparelho eletrônico (Celulares, relógios, iPads, etc.), serão recolhidos pelos fiscais que irão realizar a aplicação da prova, serão colocados dentro de um saco plástico e em seguida da confiscação será entregue ao estudante.

O participante precisa de levar apenas o seu RG, que será necessário para a autorização da entrada na sala de aula, e caneta esferográfica da cor preta de material transparente.

Desejamos a todos os estudantes que irão participar do Enem 2019 boa sorte!

Caso tenha mais dúvidas referentes ao Enem, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las à vocês.

Não deixe de acompanhar as últimas notícias sobre educação no Guia do Aluno.

Inscrições do Enem 2019: Exame Nacional do Ensino Médio
4.7 (93.33%) 3 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: