Inscrições para o Enem 2019 começam nesta segunda

Atualizado em: 30.04.2019

by Enem 2019 on 04/30/2019

As inscrições para o Enem 2019 começam nesta segunda-feira. No dia 26 de abril foi o encerramento do prazo para apresentação do recurso referente a isenção e justificativa de ausência. O resultado será apresentado no dia 2, contudo, caso seja negado o estudante deverá efetuar o pagamento de R$85,oo. Caso contrário não terá a presença confirmada no Exame Nacional do Ensino Médio.

Conforme o calendário do Enem 2019 as inscrições terão início na próxima segunda-feira, ou seja, dia 6. Com isto, neste artigo vamos ensinar como se cadastrar e falar sobre as provas. Vale lembrar que aqueles que pediram isenção terão que confirmar presença nesta segunda.

Inscrições do Enem 2019: Como fazer

Inscrições para o Enem 2019 começam nesta segundaO primeiro passo para fazer as inscrições para o Enem 2019 é ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física – CPF e Identidade (RG). Certamente terão os cadastros confirmados aqueles feitos no portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br. O exame não possui exigência para participação, ou seja, qualquer pessoa poderá se inscrever. Foi informado no edital que os cadastro só poderão ser iniciados a partir das 10h00min respeitando o horário de Brasília.

Após acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, basta informar o número do CPF e data de nascimento. Para os que fizeram o cadastro no pedido de isenção do Enem 2019, será exigido apenas o número do CPF e senha. Para aqueles que não se recordam do código, basta clicar em “esqueci minha senha“.

Serão exigidos alguns dados pessoais como e-mail, número do RG – Registro Geral e endereço. Os estudantes deverão escolher uma das línguas estrangeiras modernas, tendo como opções inglês e espanhol. No decorrer do cadastro o candidato deverá apresentar uma cidade na qual possui preferência em fazer a prova. Contudo, vale lembrar que as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Após o encerramento das inscrições do Enem 2019 não poderá fazer alterações.

Para os que não foram aceitos na isenção do Enem 2019, terão que efetuar o pagamento do GRU – Guia de Recolhimento da União. A taxa poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências dos correios. Em princípio é importante que guarde o comprovante até a confirmação da inscrição, pois em alguma eventualidade o candidato poderá comprovar o pagamento. Conforme o calendário do Enem 2019 serão aceitos os recebimentos somente até o dia 23.

Provas do Enem 2019

Todas as novidades do Enem 2019As provas serão aplicadas em dois domingos, sendo a primeira no dia 3 e a segunda no dia 10 de novembro. As matérias serão aplicadas na seguinte ordem:

  1. Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias: Cada área terá 45 questões de múltiplas escolhas. Em linguagens e códigos os estudantes terão que responder 5 questões referentes à língua estrangeira moderna optada. Neste mesmo dia o estudante terá que elaborar um texto argumentativo-dissertativo com o tema da redação do Enem 2019. De acordo com o edital o estudante terá exatas 5h30min para poder entregar o cartão de respostas;
  2. Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias: Certamente o prazo será menor neste dia, pois a prova terá apenas às 90 questões divididas igualmente entre as áreas. Com isto, serão exatas 5h00min de prova.

As questões do Enem 2019 serão baseadas no ensino médio, na qual serão retiradas do Banco Nacional de Itens (BNI). O resultado obtido no exame poderá ser usado critério de seleção para o ensino superior através dos seguintes programas:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada onde seleciona participantes do exame para o ensino superior em instituições públicas;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos com finalidade de disponibilizar bolsas parciais e integrais em instituições privadas;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil onde concede financiamento para estudantes em universidades privadas.

Sobretudo, para poder participar destes programas o participante precisa tirar nota média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Como estas plataformas  são para o ensino superior, certamente os estudantes deverão ter o ensino médio completo.

Não perca nenhuma notícia, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem. Não deixe para estudar em última hora, conheça agora a apostila digital do Enem 2019.

Inscrições para o Enem 2019 começam nesta segunda
5 (100%) 1 voto[s]

Claudiono Honorio Da Silva maio 11, 2019 às 11:14 am

Cadastro é curssos profisionalisantes masi uma bolssa para univercidade.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: