Inscrições Enem 2018 começam em Maio

Atualizado em: 28.03.2018

by Enem 2019 on 28/03/2018

MEC divulgou o período de inscrição para o Enem 2018! O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final de Janeiro as principais datas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições serão abertas na manhã do dia 07 de maio (segunda-feira) e finalizadas no dia 18 de maio (sexta-feira), às 23h59min, seguindo o horário oficial de Brasília-DF.

Além de ter informado quando será o período das inscrições do Enem 2018, o MEC também confirmou a data da publicação do edital, que acontecerá no dia 21 de março (quarta-feira). Os dias de aplicação das provas serão os dois primeiros domingos do mês de novembro, 04 e 11.

Veja como se inscrever e pedir isenção no Enem 2018

Para fazer inscrição no Enem 2018, o estudante deve acessar a página do participante disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no endereço https://enem.inep.gov.br/participante.

Ao acessar a página do participante do Enem 2018, o candidato precisa ter em mãos os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu RG (Registro Geral).

Para finalizar a inscrição, o estudante precisa informar um endereço de e-mail e um número de celular pessoal válidos. Aconselhamos que todos os candidatos interessados em participar das provas do Enem 2018, leiam o edital antes de finalizar a sua inscrição.

Inscrições Enem 2018 começam em Maio

O participante terá a confirmação da inscrição do Enem 2018 após ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo limite que será divulgado em edital. A expectativa é de que o valor da taxa seja um pouco superior aos R$ 82,00 cobrados na última edição.

Os estudantes concluintes do ensino médio das escolas de rede pública, serão automaticamente isentos do valor correspondente à taxa de inscrição.

Por sua vez, os candidatos que são membros de famílias de baixa renda, podem pedir isenção no Enem 2018 no ato da inscrição. Para isso, as informações precisam ser verdadeiras, pois o Inep se reserva no direito de investigar todos os dados prestados, e caso sejam prestadas informações falsas, o participante será eliminado do exame e terá que ressarcir os custos referentes à taxa de inscrição.

Estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, devidamente cadastrados no CadÚnico do Governo Federal, também podem solicitar isenção da taxa ao se inscrever.

MEC estabeleceu data para isentos no Enem 2017 justificarem ausência

O Enem 2017 obteve cerca de 6,7 milhões de inscritos, dos quais mais de 2,03 milhões não compareceram aos locais de prova. A quantidade de faltosos manteve a média dos últimos anos do Exame. Muitos desses ausentes estavam isentos da taxa de inscrição.

Todos aqueles que solicitaram isenção em 2017 e não compareceram nos dias de prova, terão que justificar a ausência caso queiram solicitar novamente a isenção no Enem 2018.

Os dias para justificar a ausência nas provas do ano passado serão do dia 02 (segunda-feira) ao dia 11 de abril (quarta-feira).

Aqueles que faltaram na edição anterior, devem justificar a ausência somente através da página do participante dentro da data informada. A justificativa será aceita mediante à atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência, desde que não estejam declaradas pelo próprio participante.

Caso a justificativa não seja feita dentro da página do participante, na data estipulada, ela não será aceita. Assim, os estudantes deverão pagar a taxa de inscrição para o Enem 2018, caso queiram participar das provas deste ano.

Logo que o edital for publicado, disponibilizaremos um link de acesso ao documento oficial aqui em nosso site. Aqueles participantes que tiverem por dentro de todas as regras do Exame e cumprirem com todas as exigências, não correrão o risco de serem eliminados antes mesmo de fazer as provas.

Todas as informações que divulgamos aqui em nosso site, também são publicadas em nosso perfil oficial no facebook. Curta a nossa página e fique por dentro de tudo sobre o Enem 2018.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: