Inscrições do Enem 2019 passo a passo

Atualizado em: 13.04.2018

by Enem 2019 on 04/13/2018

Neste artigo vamos ensinar o passo a passo de como fazer as inscrições do Enem 2019. O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado por milhões de estudantes a porta de entrada para o ensino superior. Já para o Ministério da Educação – MEC o exame é utilizado como critério de avaliação do nível de aprendizagem das escolas portadoras do ensino médio no Brasil.

Para concorrer a bolsas em universidades privadas, vagas em instituições federais ou financiamento estudantil, basta se inscrever nos programas educacionais Prouni – Programa Universidade para Todos, Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Fies – Fundo de Financiamento Estudantil entre outros. O Enem 2019 não possui exigências para poder se inscrever, onde normalmente começa a disponibilizar os cadastros no mês de maio. Foi apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep que o exame passará por alguns reajustes que ainda será informado.

Onde e como fazer a inscrição para o Enem 2019

Inscrições do Enem 2019 passo a passoO Enem 2019 possui uma taxa conhecida como GRU – Guia de Recolhimento da União, entretanto, falaremos no decorrer do artigo de como ser isento, valor e como pagar. Com a atualidade o estudante não precisa sair de casa para se cadastrar, todavia, será preciso um aparelho celular, computador ou tablet e uma internet. Assim basta acessar o portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br juntamente com o CPF – Cadastro de Pessoa Física e identidade RG – Registro Geral em mãos.

Após acessar o site do Enem 2019, informar o número do CPF e a data de nascimento, abrirá uma nova guia para que o estudante preencha os dados pessoais como número do RG, sexo, endereço de residência, e-mail válido e número de telefone. É importante lembrar que o exame permite que o e-mail informado seja apresentado apenas em uma inscrição. O estudante deverá criar uma senha com no mínimo 6 e máximo 10 características, na qual dará acesso a página do participante e será exigida ao se inscrever nos programas educacionais.

A seguir será a parte de requerimento, é onde os estudantes que precisam de atendimentos especiais manifestam o interesse e informar qual delas. Terá duas modalidades, sendo atendimentos especializado (pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, discalculia, deficiência física, autismo, deficiência auditiva, deficiência mental, transtorno do déficit de atenção e dislexia) e para atendimentos específicos (gestante, lactante, idoso, candidatos que se encontram em classe hospitalar ou pessoas com outras condições específicas).

Assim fica faltando apenas três etapas para concluir a inscrição do Enem 2019, sendo: Prova, ensino médio e questionário. Ambos são muito rápido, pois na área de prova o estudante deverá apenas escolher a língua estrangeira moderna (inglês e espanhol) e informar a cidade e município será melhor para fazer a prova. Já na parte do ensino médio será apenas informar qual a atual situação, se já concluiu, se vai concluir ou se estar cursando. Por último será um questionário socioeconômico.

Guia de Recolhimento da União – GRU do Enem 2019

Como já foi informado no início do artigo, o Enem 2019 possui uma taxa de inscrição que atualmente se encontra no valor de R$82,00. De uns anos para cá o MEC juntamente com o Inep vem fazendo reajustes no valor, entretanto, acreditamos que o método de isenção permanecerá o mesmo, onde vamos explicar detalhadamente a seguir.

O GRU passou durante muitos anos sendo pago apenas no Banco do Brasil, todavia, no ano de 2017 esta foi uma das alterações do exame, pois a taxa passou a ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências do correio. É importante lembrar que aqueles estudantes que foram aceitos na situação de isenção da edição anterior, mas não compareceram nos dias de prova, automaticamente nesta edição terá que efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019.

Caso não tenha alteração na situação de isenção, baseado nas edições anteriores estão aptos a ser isentos aqueles estudantes:

  1. Que vão concluir o ensino médio no ano de 2019, lembrando que o estudante deverá esta matriculado em escola da rede pública;
  2. Participantes que estejam cadastrados no CadÚnico do Governo Federal. Os estudantes devem se encontrar em situação vulnerabilidade socioeconômica, além de respeitar os termos disponíveis no Decreto nº 6.135/2007;
  3. O candidato deverá se identificar na Lei nº 12.799/2013.

O único que será isento automaticamente é os participantes da isenção número 1. Já o restante, no final da inscrição deverá informar que se identifica a uma destas modalidades, assim apresentando qual delas. Para os cadastrados no CadÚnico basta informar o número do cadastro.

Para acompanhar a mais informações sobre o exame através das redes sociais, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2019. Clique e conheça a apostila digital, te ajudará a alcançar aquela vaga tão esperada.

Inscrições do Enem 2019 passo a passo
5 (100%) 1 voto[s]

Mayara Ribeiro Silva maio 14, 2018 às 7:50 pm

preciso ir bem na prova do enem 2019.

Responder

ANTONIO APARECIDO DASILVA maio 10, 2019 às 12:56 pm

QUERO PARTICIPAR PORQUE E UMA BOA CHANCE

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: