Inscrições do Enem 2019 passo a passo: Confira como se inscrever

Atualizado em: 23.12.2018

by Enem 2019 on 11/14/2018

Inscrições do Enem 2019 passo a passo: Está prestes de se iniciar o período de inscrições. Assim sendo, neste artigo daremos dicas importantes de como realizá-la. Fiquem atentos a todas as informações.

O Enem é um programa do governo federal criado com a finalidade avaliar a qualidade da educação. Os participantes do Enem podem utilizar as notas como critério de seleção do ensino superior em entidades públicas ou privadas.

Quem pode participar do Enem 2019

Podem participar das provas do Enem qualquer tipo de pessoa que esteja cursando o ensino médio.

Inscrições Enem 2019 passo a passo

Alunos de primeiro e segundo ano podem participar na opção de treineiro. Eles farão as provas do programa apenas para ter conhecimento. Treineiros não podem usufruir das notas nos programas do MEC.

Estudantes que já concluíram o ensino médio podem participar do Enem e dos demais programas para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Participantes que vão concluir o ensino médio em escola de rede pública, não precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição caso a escola seja declarada no Censo Escolar da Educação Básica. Estes alunos precisam apenas informar o código da escola para estar automaticamente isentos da taxa.

De acordo a edição passada, a taxa de inscrição no Enem foi no valor de R$82,00.

Estudantes com renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa de sua família também podem ser isentos da taxa de inscrição do Enem 2019.

Além destas duas opções esclarecidas acima, alunos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com o NIS (Número de Identificação Social) atualizado, também conseguem ser isentos. O Número do NIS precisa está atualizado para que consiga efetuar o pedido de isenção.

Caso o número do NIS não esteja atualizado e mesmo assim o aluno tente efetuar o pedido de isenção, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) verifica se todas as informações prestadas no campo da isenção são verdadeiras e se estão atualizadas. Isso vale para todos os participantes que solicitaram o pedido.

Assim, caso o estudante tenha prestado informação falsa, terá o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019.

Na edição do Enem 2018, o MEC inovou no período de pedido de isenção, antecipando este período ao do de inscrição, para que os alunos que tenham o pedido negado, consigam participar do programa efetuando o pagamento da taxa de inscrição.

Como e onde se inscrever no Enem 2019

Inscrições do Enem 2019

Antes de realizar a inscrição no Enem 2019, contudo, aconselhamos que todos aqueles que vão participar das provas leiam o edital.

É de extrema importância saber todas as datas do programa. Ficar esclarecido sobre todas as regras e normas do MEC para o Enem por meio do Edital.

Após a leitura do edital do Enem 2019, o estudante deve acessar a página do participante no site oficial do Inep, disponível no seguinte link https://enem.inep.gov.br/participante/. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Para iniciar a inscrição, o estudante precisa ter em mãos os seguintes documentos pessoais: CPF e RG.

Além de informar os documentos, o participante precisa ter um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através destes meios de comunicação, o Inep enviará notificações sobre todas as novidades do Enem 2019.

O estudante precisa selecionar qual cidade e escola deseja realizar as provas do Enem 2019. Sobre tudo, é preciso de muita atenção, pois nem todas as escolas do país são cadastradas no programa.

Além da local de provas, deve ser informado a opção de língua estrangeira escolhendo entre Inglês e Espanhol. Assim, o candidato precisa preencher todos os campos obrigatórios no ato do cadastro no programa.

Assim, tendo finalizado a inscrição no Enem 2019, o participante não isento ou que teve o pedido negado deve emitir o boleto da taxa de inscrição do programa.

Após a emissão do boleto da taxa de inscrição do Enem 2019, o pagamento deve ser feito no período definido pelo INEP. O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 pode ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Caso o pagamento seja realizado depois do término do período definido pelo Inep o valor não será ressarcido ao participante. Depois disso é só aguardar pela confirmação de inscrição. Contudo, isto acontece no momento da divulgação do local de prova, normalmente em outubro.

Como são divididas as provas do Enem 2019

As provas do Enem são compostas por 180 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Todavia, o tema fica disponível ao aluno apenas no momento da realização das provas.

A aproximadamente 12 anos atrás, o Enem foi reformulado para ser aplicado em dois dias.

São 90 questões de múltipla escolha e a redação para o primeiro domingo e as outras 90 questões para o segundo domingo de provas do Enem 2019.

Nas últimas edições, o primeiro domingo são aplicados redação e linguagens códigos e ciências humanas. Portanto, estas áreas são compostas seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês)
  • Artes
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação

Estas são da área de linguagens códigos e suas tecnologias.

Já na área de ciências humanas e suas tecnologias, abrange as seguintes matérias:

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

Na edição do Enem 2018 o MEC acrescentou 30 minutos ao tempo de prova do segundo domingo. Neste dia são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Estas matérias abrangem as seguintes áreas de conhecimento:

  • Biologia
  • Física
  • Química

Em nenhum dos dois dias de provas os participantes podem utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico (Celulares, relógios, iPads, etc.). Os materiais serão colocados em um saco plástico que será lacrado e deixado embaixo da cadeira.

O estudante deve levar o RG para a verificação e caneta esferográfica de cor preta e material transparente. Contudo, qualquer outro material utilizado pelo participante não aceitos pela organização não serão permitidos.

Caso tenham ainda dúvidas referentes ao Enem, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

Inscrições do Enem 2019 passo a passo: Confira como se inscrever
4 (80%) 4 votos

Notícia anterior:

Próxima notícia: