Inscrições do Enem 2019 começam em Maio

Atualizado em: 20.01.2018

by Enem 2019 on 01/20/2018

Inscrições do Enem 2019 começam em maio. O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998 com principal objetivo de avaliar o nível de aprendizagem do ensino médio no país. No ano de 2009, após aperfeiçoamento foram acrescentadas mais questões e o exame passou a ser critério de seleção nos programas educacionais do Ministério da Educação para acesso ao ensino superior. O exame até os dias de hoje é composto por 180 questões e uma redação.

Atualmente os programas educacionais mais utilizados são os Sisu – Sistema de Seleção Unificado, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O primeiro passo é comparecer nos dias de provas do Enem 2019 e conferir as exigências de cada programa.

Inscrições para o Enem 2019: Documentos e local

Inscrições do Enem 2019 começam em MaioAs inscrições para o Enem 2019 têm previsão para a primeira quinzena do mês de maio. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) normalmente disponibiliza o cadastro durante 12 dias, iniciando em uma semana e terminando na outra, ou seja, provavelmente 6 de maio de 2019 até 17 de maio de 2019. O candidato que não possuir o ensino médio completo fará o exame como treineiro. Lembrando que os que vão concluir em 2019 não se enquadram como treineiros.

A inscrição poderá ser feita dentro do prazo no portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br. O exame é procurado por milhões de estudantes, por isto não deixe para o último dia, pois poderá ficar de fora caso o site passe por sobrecarga de acesso.

Para iniciar o cadastro basta informar o CPF – Cadastro de Pessoa Física e data de nascimento. Caso permaneça com o mesmo sistema o estudante deverá informar uma figura exigida, no qual o Inep se previne contra ataques cibernéticos. Lembrando que além da figura o sistema também determina um certo tempo para cada um se inscrever, ou seja, não demore.

Outros documentos necessários para iniciar o cadastro é a identidade RG – Registro Geral e de um e-mail válido. O participante responderá um questionário com algumas perguntas pessoais, além de apresentar um endereço de residência e telefone (celular ou fixo). O e-mail poderá ser apresentado apenas em uma inscrição. Outras perguntas que deverão ser preenchidas é qual língua estrangeira optar (inglês ou espanhol), cidade que gostaria de fazer a prova, tipo de situação do ensino médio e por fim um questionário socioeconômico.

O valor atual para se inscrever no Enem 2019 é de R$82,00. Entretanto, candidatos que estejam concluindo o ensino médio nesta edição estão automaticamente isentos. Outros isentos são aqueles cadastrados no CadÚnico e aqueles que se identificarem a Lei nº 12.799/2013, claro respeitando informações do edital. O boleto poderá ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e agências do correio.

Provas do Enem 2019

Os órgãos responsáveis pelo Enem 2019 deverão aplicar as provas no início de novembro. Os cadernos de provas são compostos por 180 questões divididas igualmente entre Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e suas tecnologias e Linguagens. Além de ter que elaborar uma redação argumentativa-dissertativa sobre um tema escolhido pelo Inep.

As provas são aplicadas em dois domingos seguidos. Esta alteração foi feita no ano de 2017 e foi considerada um sucesso, por isto é provável que permaneça assim.

Para os que tiverem o cadastro confirmada, receberam um cartão de confirmação onde terá o local de prova do Enem 2019. Por isso ao se cadastrar, lembre-se de informar a cidade que estará dentro deste período, pois não é permitido alteração após o encerramento do período de inscrição.

As provas são aplicadas no período da tarde onde os portões se abrem a partir das 12h00min com fechamento às 13h00min, respeitando horário de Brasília. O primeiro domingo será composto por 90 questões de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação. O primeiro dia de prova terá a duração de 5h30min. No segundo domingo serão aplicadas questões de Matemática e Ciências da Natureza. A prova terá 1 hora a menos, ou seja, 4h30min.

Quanto mais antes se preparar melhor. Clique aqui e conheça a apostila digital, o melhor material de estudos para o Enem. Acompanhe também a página do Facebook Enem 2019, lá são divulgadas todas as atualizações do exame. Bons estudos e boa sorte!

Inscrições do Enem 2019 começam em Maio
5 (100%) 6 votos

etiene muniz de lima silva outubro 28, 2018 às 5:59 am

gostaria muito antes de partir realizar meu sonho prestar o exame nacional enem

Responder

etiene muniz de lima silva outubro 28, 2018 às 6:01 am

quero particioar do enem

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: