Inep divulga edital do Enem 2019

Nesta segunda o Inep divulgou o edital do Enem 2019. O texto trouxe em si novidades prometidas pelo presidente Jair Bolsonaro para o Exame Nacional do Ensino Médio nesta edição. Este artigo vamos detalhar as novidades sobre a taxa de inscrição, processo de isenção e sobre novo sistema de inscrição.

Primeiramente vejamos como ficou definido o cronograma do Enem 2019:

  • Abril:
  1. Pedido de isenção e justificativa de ausência: Deverá ser solicitado do dia 1/04 até 10/04. Certamente só serão aceitos os pedidos feitos durante este período, caso contrário terá que pagar o GRU – Guia de Recolhimento da União;
  2. Resultado do pedido de isenção e justificativa de ausência no Enem 2018 será no dia 17/04. Os não aceitos na justificativa poderão entrar com recurso do dia 22 até 26 de abril.
  • Maio:
  1. Inscrições: Serão aceitas a partir das 10h do dia 6 até às 23h59min do dia 17;
  2. Pagamento da taxa de inscrição: Conforme edital, o pagamento poderá ser efetuado do dia 6 até 23 de maio;
  3. Solicitação de atendimento pelo nome social: De 20 a 24 de maio.
  • Outubro:
  1. Divulgação do cartão de confirmação de inscrição juntamente com o local de prova.
  • Novembro:
  1. Provas: 3 e 10 de novembro;
  2. Gabarito: Será disponibilizado a partir do dia 13.
  • Janeiro:
  1. Divulgação dos resultados individuais, na qual ainda terá a data a definir.

Novidades divulgadas no edital do Enem 2019

Inep divulga edital do Enem 2019O edital do Enem 2019 está disponível para visualização no Diário Oficial da União – DOU (clique aqui e veja). As principais alterações ocorreram no valor da taxa, inclusão de foto, folha de rascunho da redação e por fim deficientes auditivos poderão informar se possuem aparelho auditivo ou implante.

Falta uma semana para que se inicie o pedido de isenção do Enem 2019. Em virtude da modificação, serão três tipos de estudantes que poderão solicitar o pedido de carência, sendo eles:

  • Estudante que esteja cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública que esteja cadastrada no Censo da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em rede privada (na condição de bolsista integral). Contudo, será aceito apenas aqueles que possuem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Candidato que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no CadÚnico do Governo Federal. Posto que será considerado de baixa vulnerabilidade socioeconômica aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários.

Desse modo, candidatos que concluíram o ensino médio pelo Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos não possuem mais direito a isenção no Enem 2019. Visto que se identifica alguma categoria acima, basta acessar o  https://enem.inep.gov.br durante o período.

Outra novidade nesta edição é o reajuste da taxa de inscrição do Enem 2019. Na edição anterior foi cobrado um valor de R$82,00, contudo, neste ano será cobrado R$85,00, onde deverá ser pago até o dia 23 de maio. Certamente o GRU permanece sendo pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou nos correios.

Inscrição do Enem 2019 poderá incluir foto

MEC divulga calendário do Enem 2019As inscrições para o Enem 2019 só serão aceitas sendo feitas no portal do Inep. Certamente será exigido CPF – Cadastro de Pessoa Física, número de identidade RG, e-mail válido e por fim responderá um questionário sócio econômico.

No momento em que estiver fazendo a inscrição o estudante deverá informar cidade e município que possui preferencia em fazer a prova e optar por uma língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol.

A principal novidade é que o participante poderá incluir fotografia atual. Entretanto, deverá ser nítida, individual, colorida, em fundo branco, foque da cabeça até os ombros e sendo de rosto inteiro. Certamente é proibido o uso de óculos escuro e qualquer tipo de chapéu.

É importante ressaltar que deficientes auditivos ao solicitar atendimento especializado cuja apresente documentação que comprove a condição que motiva a solicitação aprovada terá o direito de utilizar o aparelho auditivo e implante coclear.

Aos que solicitar o atendimento por nome social, terá que apresentar no dia do exame um documento com foto , na qual esteja atualizado.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep não se responsabiliza em notificar caso não tenha a inscrição confirmada. Por isto, é importante acessar a página do participante durante o período para que qualquer eventualidade possa entrar em contato com a autarquia.

Continue acompanhando as noticias pela rede social, curta e compartilhe a o Instagran do Guia Enem. Não deixe a para estudar na última hora, conheça agora a apostila digital do Enem 2019. Desde já, desejamos a todos boa sorte.

2 comentários em “Inep divulga edital do Enem 2019”

Deixe um comentário