Faltam menos de 2 meses para o Enem 2019

Faltam menos de 2 meses para o Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. Neste artigo vamos informar como visualizar o local de prova, cronograma e vamos dar algumas dicas para não se atrasar. Conforme foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o exame teve pouco mais de 5 milhões de inscritos confirmados.

Com as provas do Enem 2019, muitos estudantes começam a intensificar os estudos, pois o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Para poder concorrer a uma vaga em instituição pública ou bolsa em universidades privadas, o estudante precisa tirar nota média igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação. Além disso, os candidatos deverão se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada ou Prouni – Programa Universidade para Todos. Eventualmente com a nota do exame o participante poderá concorrer a um financiamento estudantil através do Fies.

Local de prova do Enem 2019

Imagem local de Prova do Enem 2019O Local de prova do Enem 2019 ainda não tem data para ser divulgado, contudo, foi confirmado que será no mês de outubro. Conforme as edições anteriores a previsão é que o cartão de confirmação seja divulgado na primeira quinzena. Para visualizar basta acessar a página do participante no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

As provas serão aplicadas em dois dias, conforme o cronograma nos dias 3 e 10 de novembro. Serão aplicadas as seguintes matérias do Enem 2019:

  • Dia 3:
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Dia 10:
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
    • Matemática e suas Tecnologias: Operações com frações; Porcentagem; Análise de Gráficos e Tabelas; Estatística e Probabilidade; Relações entre grandezas; Geometria; Conversão de unidades; Combinatória Básica; Escala e Função afim.

Os locais de prova do Enem 2019 serão divulgados na página do participante. Para acessar basta informar o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física e senha. Eventualmente não se recorde qual código informou, basta clicar em “esqueci minha senha“.

A redação será aplicada no primeiro dia. Com a importância que ela tem, fizemos uma lista do os 10 possíveis temas do Enem 2019, clique e veja. A impressão do cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, contudo, o Inep aconselha que o mesmo seja levado, pois possui informações importantes como: Nome completo, CPF, número de inscrição, endereço do Local de Prova com número da sala e bloco e o cronograma.

Cronograma do Enem 2019

Os portões dos locais de prova do Enem 2019 estarão abertos às 12h00min com o fechamento às 13h00min conforme o horário de Brasília. Como o cartão de confirmação de inscrição é divulgado 1 mês antes das provas, aconselhamos que o estudante faça a trajetória, assim poderá cronometrar todo o percurso e se informando sobre horários de metrô ou ônibus. Antes de mais nada, vale lembrar que os locais destinados pelo Inep não poderão ser alterados.

Antes de sair de casa coloque no Google Maps, assim será apresentado todo o percurso e tempo que irá gastar. Vale lembrar que será um dia com um pouco de transito, pois o exame é procurado por milhões de estudantes. As provas poderão ser iniciadas às 13h30min após o sinal de início.

No dia 3 os estudantes terão exatas 5h30min para entregar o cartão de resposta. Desse modo, a prova encerrará às 19h00min, contudo, após duas horas de exame o Inep autoriza que aqueles que já fizeram possam sair, todavia, sem o caderno de prova.

Já no segundo dia serão exatas 5h00min, assim com o encerramento às 18h30min. O primeiro dia o estudante possui 30 minutos a mais, pois conta com a redação do Enem 2019.

Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 13 de novembro. Contudo, o gabarito extra oficial de cada dia poderá ser visualizado aqui após o encerramento. O resultado oficial será divulgado no mês de janeiro, contudo, ainda não teve a data confirmada.

Não esqueça de nos avaliar através das estrelas abaixo. Curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem. Desde já, boa sorte.

 

Deixe um comentário