Estão abertas as inscrições do Enem 2019 PPL – Pessoas Privadas de Liberdade

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira abriu nesta segunda-feira dia 23 as inscrições do Enem 2019 PPL – Pessoas Privadas de Liberdade. Conforme o calendário, aqueles que gostariam de participar do Exame Nacional do Ensino Médio deverão se inscrever até dia 4 de outubro. Neste artigo vamos ensinar como deverá ser feita as inscrições para o Enem PPL 2019. Já que os candidatos cumprem pena, a pergunta é como vão fazer as inscrições?

Conforme o edital, só poderão fazer as inscrições para o Enem 2019 PPL os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou em medidas socioeducativas. Acompanhe o cronograma:

  • Adesão: 16/09 a 27/09/19
  • Inscrições: 23/09 a 04/10/2019
  • Solicitação de Atendimento Especializado: 23/09 a 04/10/2019
  • Aplicação: 10/12 e 11/12/2019

Como deve ser feita as inscrições para o Enem PPL 2019?

Imagem estão abertas as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdadeAs inscrições para o Enem PPL 2019 são totalmente gratuitas e feitas somente através da internet. Dessa forma, basta o responsável pedagogo seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o endereço eletrônico http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais. Certamente com CPF – Cadastro de Pessoa Física, documento de identificação com foto e número de identificação interna;
  2. Em seguida, o sistema irá perguntar se o candidato precisa de atendimentos específicos ou especializados;
  3. No ato da inscrição deverá ser apresentada língua Estrangeira moderna, tendo como opções inglês e espanhol. Além disso, em qual sala o participante fará o exame.

As alterações só poderão ser feitas até às 23h59min conforme o horário de Brasília do dia 04 de outubro. Por fim, o será criada uma senha que dará acesso a página do participante.

Provas do Enem PPL 2019

Imagem prováveis temas da redação do Enem 2019As provas do Enem PPL 2019 serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, assim sendo, em uma terça e quarta-feira. Os cadernos de questões são elaborados da mesma forma que o Enem Regular. Serão aplicadas 180 questões de múltiplas escolhas divididas igualmente entre as 4 áreas de conhecimento, além da redação.

A aplicação das provas do Enem PPL 2019 certamente serão aplicadas dentro das unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas. Os participantes chegaram em sala às 12h30min no primeiro dia. Das 12h45min às 13h20min será o preenchimento do questionário socioeconômico. Já a prova poderá ser iniciada às 13h30min com o término às 19h, ou seja, 5h30min de duração. Já para aqueles que precisam de tempo adicional, terá o término da prova às 20h, assim tendo 60 segundos a mais.

No segundo dia os candidatos chegaram às 13h15min, contudo, só poderá iniciar as provas às 13h30min com o encerramento às 18h30min, ou seja, 5 horas de duração. Serão aplicadas as seguintes matérias do Enem 2019 em cada dia:

  • 1º dia – 10 de Dezembro:
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
    • Redação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • 2º dia – 11 de Dezembro:
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias.

Conforme o Edital do Enem PPL 2019, clique e veja, as áreas de conhecimento contém os seguintes componentes curriculares:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • . Matemática e suas Tecnologias:Matemática.

Resultado do Enem PPL 2019

Conforme o edital, a data de divulgação do resultado do Enem PPL 2019 ainda será marcada. Contudo, muitos já ficam se perguntando, os participantes poderão concorrer ao ensino superior com a nota obtida no Enem PPL?

Os estudantes com idade mínima de 18 anos e certamente tenha o ensino médio completo poderão sim concorrer a uma vaga no ensino superior. Desse modo, basta utilizar o número de inscrição do Enem PPL 2019 e senha. Em seguida, basta se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Este artigo foi de utilidade? Não esqueça de avaliar através das estrelas que se encontram abaixo. Não perca nenhuma notícia do Enem 2019, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário