ENEM 2020

Estudantes em busca da universidade já perguntam: quando começam as Inscrições Enem 2020? Veja quando e como fazer! Estão previstas para começar em maio, as inscrições do próximo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. As pessoas que pretendem se ingressar em uma universidade federal ou em outras instituições públicas o privadas já podem anotar no calendário. Até mesmo aqueles que pretendem concorrer a bolsas e financiamentos em faculdades particulares, precisam participar das provas Enem 2020.

Conforme foi dito acima, as inscrições do Enem 2020 devem acontecer em meados de maio. Assim sendo, logo abaixo estão as datas prováveis e dicas de como se inscrever.  O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é responsável pela organização no Brasil do aquele segundo maior Exame do mundo, perdendo apenas para a China.

Calendário do Enem 2020

MEC divulga calendário do Enem 2019O primeiro passo para iniciar o Enem, será com a divulgação do edital. Contudo, em coletiva o Ministério da Educação – MEC já confirmou que o exame será aplicado em outubro e novembro, pois contará com a aplicação do Enem Digital, que será considerado modelo-piloto.

Após a divulgação do Edital do Enem 2020, será aberta o período de solicitação de isenção. O requerimento deverá ocorrer no mês de abril, pois os cadastros passarão por analise.

Conforme o calendário da última edição, as inscrições do Enem 2020 deverão ter início na primeira quinzena de maio. Já o cartão de confirmação de inscrição deverá ser divulgado somente em setembro ou início de outubro.

De acordo com a coletiva do MEC, as provas do Enem 2020 contarão com duas aplicações. A primeira delas será o Enem digital, na qual será utilizado como modelo-piloto, serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro. A segunda aplicação ocorrerá nos dias 1 e 8 de novembro que será o Enem regular. Após três dias uteis será disponibilizado o gabarito oficial.

Por fim, o resultado do Enem 2020. A divulgação das notas ocorrerá como todas as edições do exame, no mês de janeiro.

Divulgação do Edital, onde baixar?

Inep divulga edital do Enem 2019Seguindo as datas usuais das últimas edições do Exame, espera-se que o edital do Enem 2020 seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) no final da primeira semana do mês de abril, provavelmente entre os dias 10 a 20.

Na semana de publicação do edital o Inep junto do MEC (Ministério da Educação), irá convocar uma entrevista coletiva para apresentar as datas do Enem 2020 e esclarecer as principais regras da edição, dando ênfase às eventuais mudanças que poderão ocorrer, pois o exame contará com mais uma aplicação no ano.

A expectativa é de que não haja muita modificação em comparação com a edição de 2019, permanecendo a aplicação das provas em dois domingos consecutivos. Para baixar basta acessar o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/.

Inscrições do Enem 2020 passo a passo

Inscrições Enem 2019 passo a passoTambém tomando como base o cronograma das edições anteriores, podemos fazer a previsão de que o período de inscrições do Enem 2020 acontecerá em meados de maio, com duas semanas de duração.

A provável data do início das inscrições do Enem 2020 é o dia 04 de maio, uma segunda-feira. Caso seja confirmada, o término deverá ocorrer no dia da semana seguinte, uma sexta-feira.

As inscrições serão abertas por volta das 10h da manhã e encerradas às 23h59min do último dia, levando em consideração o horário oficial de Brasília/DF.

Documentos Necessários para se Inscrever

Imagem Enem 2020O preenchimento da inscrição do Enem 2020 será bem simples, mas os estudantes deverão ter atenção ao preencher todos os campos com as informações necessárias.
A primeira exigência da página de inscrição será o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato. Além disso, cada participante deverá informar o seu documento de identidade (RG – Registro Geral), endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Outras informações, como endereço pessoal, dados familiares e dados escolares serão requeridas.

Também é no ato da inscrição que o candidato precisa escolher o local de prova do Enem 2020, indicando o município de preferência entre as opções que serão listadas. Durante o período de inscrição, será possível alterar a cidade quantas vezes for necessário. Depois de encerrado, no entanto, não será mais aceita nenhuma alteração.

Taxa de inscrição e isenção no Enem 2020

Imagem Taxa de inscrição do Enem 2020O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 será confirmado em edital. A expectativa é de que não ultrapasse os R$ 90,00. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas da rede pública serão automaticamente isentos do pagamento.

Os candidatos que forem membros de famílias de baixa renda e que não receberem isenção automática, poderão declarar carência no Enem 2020, preenchendo um formulário próprio durante.

Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escolas privadas terão direitos a isenção. Contudo, deverão ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

Quem não estiver isento da taxa deverá efetuar o pagamento até a data limite que será escolhida pela organização, sob pena de desclassificação. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos correios.

Cartão de Confirmação de Inscrição

Inscrições Abertas para o Enem 2018A única maneira de acessar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017, é através da página do participante, acessível no endereço http://www.enem.inep.gov.br/participante/, dentro do portal do Inep.

Ao entrar na página, o estudante precisa informar os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Quem tiver a necessidade de recuperar a senha do Enem 2017, deve clicar no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível em azul no canto inferior direito da página.

Local de Prova do Enem 2020

Enem 2019 Local de ProvaO local de prova do Enem 2020 será divulgado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. Conforme as edições anteriores, os portões deverão estar abertos às 12h00min com o fechamento às 13h00min conforme o horário de Brasília. O primeiro dia serão exatas 5h30min, pois contará com a redação. Por outro lado, no segundo dia serão 5h00min, pois terão aplicações somente das questões.

As provas deste ano continuarão contando com 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E), divididas entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No primeiro domingo, serão aplicados os testes de Linguagens, Ciências Humanas e a redação do Enem 2020. Assim sendo, no segundo domingo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O que estudar para o Enem 2020? Matérias e Assuntos

Imagem Assuntos do Enem 2020O Enem 2020 é utilizado como critério de avaliação do ensino médio, desse modo, a prova é elaborada com assuntos que estão ligados ao aprendizado do estudante. Caso não haja alterações na matriz de aprendizado do ensino médio. Sendo assim, as provas do Enem 2020 serão aplicadas com as seguintes matérias:

  1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação;
  2. Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 
  4. Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

A matriz de referência do Enem, elaborada pelo Inep, estabelece todos os assuntos que devem ser abordados em cada uma das áreas de conhecimento do Exame. O documento fica disponível para acesso, durante qualquer época do ano, na página do Instituto, com acesso direto neste link.

Assuntos que são cobrados no Enem

Resultado do Enem 2019Conforme a matriz, veja alguns assuntos que são cobrados no Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, são: Estudo do texto; Estudo das práticas corporais; Produção e recepção de textos artísticos; Estudo do texto literário; Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos; Estudos do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos; Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa; e Estudo dos gêneros digitais;;
  • Matemática e suas Tecnologias, o conteúdo aborda: Conhecimentos numéricos; Conhecimentos geométricos; estatística e probabilidade; Conhecimentos algébricos; e Conhecimentos geométricos;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
    • Física: Conhecimentos básicos e fundamentais; O movimento, o equilíbrio e a descoberta das leis físicas; Energia, trabalho e potência; A mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos elétricos e magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação; O calor e os fenômenos térmicos;
    • Química é abordado: Transformações químicas; Representação das transformações químicas; Materiais, suas propriedades e usos; Água; Transformações Químicas e Energia; Dinâmica das transformações químicas; Transformação química e equilíbrio; Compostos de carbono; Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente; e Energias químicas no cotidiano;
    • Biologia, o conteúdo contempla: Moléculas, células e tecidos; Hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; Ecologia e ciências ambientais; Origem e evolução da vida; e Qualidade de vida das populações humanas.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias, são divididos da seguinte forma: Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; Características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e Representação espacial.

Divulgação do Resultado do Enem 2020

Imagem Inep divulga Resultado do Enem 2019O resultado do Enem 2020 será disponibilizado através da página do participante no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/ ou pelo aplicativo “ENEM”. Antes de mais anda, confira que é o aplicativo oficial.

Assim como em todas as outras edições desde 2009, quando o Exame passou a atuar nesse atual formato, são divulgadas cinco notas diferentes para cada participante.

A primeira delas é a redação, avaliada de 0 a 1.000 pontos. As outras quatro são justamente as áreas de conhecimento do Exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Contudo, diferente da redação, as áreas de conhecimento não possuem notas mínimas e máximas pré-estabelecidas. O Inep, utiliza como método de avaliação a TRI (Teoria de Resposta ao Item), desse modo, a autarquia avalia o nível de conhecimento de cada estudante. 

De acordo com a TRI, é feita uma análise da qualidade das respostas dos estudantes. Para isso, as questões recebem pesos diferentes, de acordo com os seus níveis de dificuldade. Candidatos que chutam muitos itens, tendem a acertar quantidades próximas de questões fáceis e difíceis, sendo assim penalizados.

Antes de mais nada, continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2020 no facebook ou o Instagram Guia do Enem, assim te manteremos sempre bem informado!

Deixe um comentário