Enem 2019: Provas, Gabarito e Resultado

Atualizado em: 04.01.2018

by Enem 2019 on 11/22/2017

Veja aqui tudo referente ao Enem 2019 sobre as provas, gabarito e resultado. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira juntamente como MEC – Ministério da Educação efetuou algumas alterações no Exame Nacional do Ensino Médio referente à última edição.

Uma das principais mudanças foram referentes as provas, pois ao invés de serem em um único final de semana, passaram a ser em dois domingos. O Enem 2019 tem como objetivo principal a avaliação do ensino médio utilizando a nota dos estudantes concluintes. Assim, o MEC disponibiliza anualmente as notas médias do Exame por escola, formando um ranking.

O exame é muito procurado por estudantes que pretendem ingressar em uma instituição do ensino superior, pois atualmente o programa é utilizado como critério de seleção para os programas educacionais comandados pelo MEC.

Provas do Enem 2019

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2019

As provas do Enem 2019 passaram por muitas atualizações, principalmente no tocante aos conteúdos cobrados. A principal mudança está na redação, que deixou de invalidar textos que expressem ideias contra os direitos humanos.

O caderno de provas do exame será elaborado a partir das questões disponíveis no BNI – Banco Nacional de Itens. As questões possuem níveis de dificuldades diferentes para um mesmo tópico e são testadas previamente em aplicações de testes do INEP.

Os cadernos de provas do Enem 2019 terão 180 questões divididas igualmente entre as áreas de conhecimentos gerais, são elas: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. O candidato também encontrará o tema escolhido pelo Inep e apresentado somente no dia da prova.

As datas do Enem 2019, das inscrições e de realização das provas, ainda não foram divulgadas. A confirmação do cronograma será feita na divulgação do edital.

Gabarito do Enem 2019

Há dois tipos de gabaritos, apresentados sempre após as provas. O extraoficial, divulgado e elaborado por colégios, cursinhos pré-enem e principais veículos de comunicação e o oficial, divulgado pelo INEP.

O Gabarito Oficial do Enem 2019 estará disponível após três dias úteis. Lembrando que só serão corrigidos os cartões de respostas preenchidas com caneta esferográfica de cor preta e tenham reescrito a frase do caderno de prova. Cada questão do gabarito possui 5 opções (A,B,C,D e E) para cada questão, onde somente uma opção deve ser assinalada, sob pena de anulação da questão.

A redação do Enem 2019 será corrigida por três professores especializados na área. Serão aplicadas notas de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências que deverá conter na redação, totalizando 1000 pontos. Em caso de discrepância entre eles, haverá um terceiro corretor.

Resultado do Enem 2019 será divulgado em Janeiro

Enem 2019 Provas, Gabarito e Resultado

O resultado do Enem 2019 estará disponível no mês de janeiro através do link https://enem.inep.gov.br/ acessando a página do participante com CPF e senha em mãos. As notas estarão separadas em cinco partes diferentes onde às quatro primeiras são referentes as áreas de conhecimento e a quinta é sobre a redação. Terão na frente das áreas informações como a nota e situação de presença de cada um.

As notas variam de 0 a 1000 pontos tanto nas provas objetivas como na redação. Entretanto, o Inep utiliza o método TRI – Teoria de Resposta ao Item que é um pouco diferente dos vestibulares, pois não avalia o número de acertos e sim o nível de conhecimento.

Para acompanhar mais informações sobre o exame, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2019. Não se esqueça de conhecer a apostila digital, o melhor material de estudos para o Enem!

Enem 2019: Provas, Gabarito e Resultado
4.8 (95.1%) 98 votos

Denis de Sousa Gandour janeiro 9, 2018 às 2:48 pm

Gostaria de saber como inscrever-me no site para poder logar e inscrever-me ao ENEM

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: