Enem 2019 Página do Participante

Neste artigo veja informações referentes à Enem 2019 página do Participante. O Exame Nacional do Ensino Médio tem suas inscrições feita pela internet, assim vamos ensinar no decorrer do artigo a como se cadastrar e qual a importância da página do participante. O programa não possui exigência para se inscrever, entretanto, para usar a nota como critério de seleção para o ensino superior, deverá ser concluinte do ensino médio e respeitar as exigências dos programas educacionais.

Os programas educacionais são comandados pelo Ministério da Educação foram criados no ano de 2010 onde são conhecidos como Sisu – Sistema de Seleção Unificada e Prouni – Programa Universidade para Todos, além do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil. Ambos programas usam a nota do Enem 2019 como critério de seleção, onde vão concorrer a vagas, bolsas ou financiamentos para instituições do ensino superior.

Como acessar a página do participante do Enem 2019

Página do Participante do Enem 2019O acesso a página do participante é disponibilizado depois que o candidato se inscreve no Enem 2019. A página é onde o candidato encontrará todas as informações sobre o seu cadastro e muito mais. A inscrição para o exame é feita pela internet no portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/. O programa possui milhões de participantes por ano e possui uma taxa de inscrição no valor de R$82,00, entretanto, possui critérios de isenção, ou seja, alguns candidatos não são obrigados a efetuar o pagamento desta taxa.

Para iniciar uma inscrição o estudante precisa apresentar informações como número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, RG – Registro Geral, local que gostaria de fazer a prova, e-mail, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), caso precise de atendimentos especiais, criar uma senha com no mínimo 6 e máximo 10 características (permitindo somente letras e números) no qual dará acesso a página do participante e por fim responderá um questionário socioeconômico.

Para visualizar a página do participante o candidato precisa apenas acessar a página do Enem 2019 informando CPF, senha e figura exigida. Caso não lembre da senha o estudante precisa apenas clicar em “esqueci minha senha” após preencher o CPF, optando em receber um código provisório via SMS ou no e-mail válido. Após identificar o código, basta preencher para que possa criar uma nova senha. É aconselhado que anote e guarde, pois para se inscrever no Sisu, Prouni ou Fies será exigido.

O que tem na página do participante do Enem 2019

A página do participante do Enem 2019 é muito importante, pois tudo que se passa referente aos candidatos será apresentado na página. Acompanhe o passo a passo do que encontrar no portal do estudante:

  • Informações Pessoais: O estudante terá informações referente aos dados pessoais como nome, data de nascimento, CPF, RG, nome dos pais, endereço e número de inscrição desta edição;
  • Alterar dados: O candidato poderá efetuar alteração a respeito do método de contato com o MEC (e-mail e número telefônico) ou caso queira trocar a senha;
  • Resultado: Quando o resultado da edição 2019 for divulgado terá esta opção. Ao clicar terá a nota obtida em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, redação e Linguagens e códigos;
  • Histórico de Notas: Os participantes encontrarão as notas obtidas nas outras edições, caso tenha participação. Além disto o sistema disponibiliza um gráfico no qual mostra o desempenho do estudante baseado nestas notas;
  • Sair: Clicando nesta opção o estudante sairá do portal do estudante.

Outra coisa importante que é disponibilizada na página do participante, entretanto, possui um prazo que fica disponível, é o cartão de confirmação de inscrição. Neste cartão o estudante encontrará nada mais que o local de prova do Enem 2019, nome completo, número de inscrição, CPF e cronograma oficial do exame. É bom lembrar que o espelho da redação também poderá ser visualizado.

O exame será composto por 180 questões com opções de A até E sendo considerado somente uma correta. As questões serão divididas igualmente entre cada matéria nos dois dias de provas. A redação do Enem 2019 tem o tema escolhido pela Instituição Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep, onde é apresentada somente no dia do exame, normalmente no primeiro domingo.

Para o primeiro dia normalmente é Linguagens, códigos e Ciências Humanas com duração de 5h30min de prova. Já no segundo dia referente às matérias de Matemática e Ciências da Natureza com duração de 4h30min, sendo uma a menos por motivo da redação.

Acompanhe todas as notícias do exame na página do Facebook Enem 2019. Conheça também a apostila digital, melhor material de estudos.

2 comentários em “Enem 2019 Página do Participante”

Deixe um comentário