Enem 2019 Notas e Resultado Divulgação

Atualizado em: 28.05.2018

by Enem 2019 on 05/28/2018

Neste artigo falaremos sobre a divulgação das notas e resultados do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio. Esta é a etapa mais esperada por todos os participantes do exame, pois é o objetivo final e principal requisito para as inscrições dos programas educacionais. Veja a seguir onde, como visualizar e como calcular as notas e médias do Enem 2019, e utilizar a nota para concorrer a uma vaga no ensino superior.

Na divulgação do último edital o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep efetuou mudanças pontuais no Enem. Uma dessas mudanças foi o uso de cadernos de prova personalizados já com o nome do estudante. Esta medida foi tomada para aumentar a segurança das provas. Outra medida foi o acréscimo de 30 minutos de prova no segundo dia, passando para 5h. Neste dia são aplicados Ciências da Natureza e Matemática.

Todavia, caso para o Enem 2019 permaneçam as demais regras atuais, o Exame só será utilizado como critério de seleção para os programas educacionais e método de avaliação do ensino médio.

Divulgação do Gabarito do Enem 2019 (Oficial e Extraoficial)

Após o período de prova, até três dias úteis, o Inep disponibiliza o gabarito oficial de cada caderno de questões. Poderá ser visualizado no site oficial do Enem 2019 ou pelo aplicativo disponível para Android ou IOS. É importante lembrar que o Gabarito oficial é só para que estudantes possam ver os acertos, mas como será informado o Inep utiliza o TRI como método de avaliação.

Já no site Enem 2019 disponibilizamos o Gabarito extraoficial, podendo ser visualizado no mesmo dia após o encerramento da prova.

Resultado do Enem 2019 será Divulgado em Janeiro

Resultado do Enem 2019A divulgação do resultado do Enem 2019 será no mês de janeiro de 2020. Para visualizar basta acessar site oficial do Enem no portal do Inep https://enem.inep.gov.br/ clicando na página do participante. Para acessar é necessário ter em mãos o CPF – Cadastro de Pessoa Física e a senha. Caso não tenha a senha, não se preocupe, para recuperar basta clicar na opção “esqueci minha senha”.

O resultado é uma etapa que o site passa por muitos acesso, na qual poderá haver sobrecarga, na qual dificulta o acesso para visualizar. Para facilitar a visualização, os melhores horários são durante a madrugada ou pela manhã. Para aqueles que encontrem qualquer tipo de problema sobre presença, poderá entrar em contato com o Ministério da Educação pelo 0800 616161.

Como Visualizar as Notas do Enem 2019

Além dos participantes que estão à procura de uma vaga em instituições de ensino superior, poderão fazer inscrição do Enem 2019 estudantes na condição de treineiros. Os treineiros são aqueles candidatos que estão participando do exame apenas para adquirir experiência mesmo não tendo concluído ainda o ensino médio. Desta forma a nota dos treineiros é divulgada depois dos demais.

Ao acessar a página do participante terá um boletim com a situação do estudante, se compareceu ou não no dia da prova. As notas variam de 0 a 1000 pontos em Ciências Humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e a redação. A nota do Enem 2019 não avalia o número de acertos de cada questão, mas o nível de conhecimento do estudante. Para isto o INEP utiliza a Teoria de Resposta ao Item como critério de avaliação, na qual é famoso por diminuir a nota de estudantes que abusam de técnicas de “chute” nas respostas da prova.

A redação também vale de 0 a 1000 pontos. Entretanto, só será corrigida se estiver na folha da redação, escrita por caneta esferográfica preta, tenha mais de 7 linhas e que respeite as regras disponíveis no edital do Enem 2019. A redação será corrigida por dois professores da área. Caso haja discrepância entre eles terá o terceiro corretor.

Como utilizar a nota do Enem 2019?

Os estudantes podem utilizar a nota do Enem 2019 para concorrer a vagas no ensino superior, se inscrevendo nos programas educacionais públicos existentes atualmente. São eles:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada: Programa é a principal porta de entrada para as vagas em universidades Federais;
  • Prouni – Programa Universidade para Todos: Já o Prouni é onde os estudantes concorrem a bolsas parciais e integrais em instituições privadas;
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: É um financiamento, entretanto, com juros menor e o estudante só paga após o curso.

Alguns destes programas educacionais exigem nota mínima, como por exemplo o Prouni, que é nota média igual ou superior a 450 pontos além de não ter zerado a redação. Para calcular sua média some todos os resultados incluindo a redação e divida por cinco.

Enem 2019 Notas e Resultado Divulgação
4 (80%) 4 votos

Rita de Cássia Pierin Ferragut janeiro 24, 2019 às 11:22 am

Qual min

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: