Enem 2019 Local de Prova Divulgação

Atualizado em: 24.05.2018

by Enem 2019 on 05/24/2018

Depois das inscrições, datas e estudos, uma das maiores preocupações para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio é a definição do local onde serão aplicadas as provas. Neste artigo vamos explicar detalhadamente todos os aspectos que envolvem a divulgação do local de prova do Enem 2019.

Há muito trabalho por parte do INEP e do MEC para a organização do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep juntamente com o Ministério da Educação tem como responsabilidade a definição logística dos locais de prova.

Desde quando o exame passou a ser utilizado pelo MEC como mecanismo de avaliação de aprendizagem das escolas de ensino médio e também como método de seleção para os programas educacionais, houve um aumento considerável no número de inscritos. Com isso aumentou também o número de locais necessários para a aplicação das provas.

Como são escolhidos os locais de Prova do Enem 2019?

Os locais de aplicação do Enem podem ser escolas, universidades e institutos públicos ou privados. Devem ser lugares de fácil e amplo acesso, bem localizados e servidos por variados meios de transporte.

Uma boa estrutura de salas também é importante para atender às necessidades no dia do Exame. O INEP sempre busca privilegiar a escolha de salas bem ventiladas, arejadas, munidas de mesas e cadeiras em quantidade suficiente para melhor acolher o grande número de participantes. Algumas vezes isso acaba não sendo possível devido à péssima estrutura que algumas escolas no Brasil têm.

Os estudantes devem, logo que tiverem conhecimento do local de prova do Enem, rapidamente memorizar antecipadamente os melhores caminhos e ruas de acesso. Descobrir os melhores os meios de transporte público e o tempo necessário para chegar ajuda muito a evitar atrasos e imprevistos.

Divulgação do local de prova do Enem 2019

Nas edições anteriores o local de prova do Enem era divulgado por meio do cartão de confirmação de inscrição, que era enviado pelos correios. Todavia, por economia de custos e racionalização de gastos, o Inep optou por se modernizar, passando a utilizar a página do participante, app oficial do Enem e email de contato para informar o local de prova.

Na página oficial do participante e no email de divulgação todos os dados do estudante são confirmados e informados como número de inscrição, nome, CPF e notas das edições anteriores e resultado da edição atual. Também ali será informado onde o estudante vai fazer as provas do Enem 2019.

A divulgação dos locais de prova do Enem normalmente acontece até um mês antes das provas, juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. Para visualizar basta acessar o portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e senha criada no decorrer da inscrição. Outro método é através do aplicativo do Enem 2019 disponíveis para smartphone e tablet. Poderá ser feito o download através do Google Play em aparelhos Android ou no App Store para aqueles portadores de IOS, ou seja, iphone, Ipad e entre outros.  

Recuperação deEnem 2019 Local de Prova Divulgação Senha e Número de Inscrição do Enem 2019

Caso estudantes não se recorde da senha, basta acessar o site do Enem 2019, informar o CPF e clicar na opção “esqueci minha senha”. Abrirá uma janela na qual o estudante optar em receber a senha provisória via SMS ou no e-mail informado.

Após informar esta senha o site oficial do Enem abrirá uma janela na qual será criada uma senha oficial. É importante que guarde esse código, pois ele será exigido nas inscrições dos programas educacionais.

Por meio das notas do Enem 2019 o estudante terá direito a concorrer a diversas oportunidades de acesso ao ensino superior. Fique ligado para se manter informado sobre as principais notícias do Enem.

Enem 2019 Local de Prova Divulgação
3 (60%) 2 votos

Joao Kayky Vieira de Loreno julho 31, 2018 às 11:37 am

gostaria de saber com fazer alterar local da prova pois estou em outra cidade não vou poder ir pra cidade cadastrada preciso alterar

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: