Enem 2019 Local de Prova Divulgação

Depois das inscrições, datas e estudos, uma das maiores preocupações para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio é a definição do local onde serão aplicadas as provas. Neste artigo vamos explicar detalhadamente todos os aspectos que envolvem a divulgação do local de prova do Enem 2019.

Há muito trabalho por parte do INEP e do MEC para a organização do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep juntamente com o Ministério da Educação tem como responsabilidade a definição logística dos locais de prova.

Desde quando o exame passou a ser utilizado pelo MEC como mecanismo de avaliação de aprendizagem das escolas de ensino médio e também como método de seleção para os programas educacionais, houve um aumento considerável no número de inscritos. Com isso aumentou também o número de locais necessários para a aplicação das provas.

Como são escolhidos os locais de Prova do Enem 2019?

Os locais de aplicação do Enem podem ser escolas, universidades e institutos públicos ou privados. Devem ser lugares de fácil e amplo acesso, bem localizados e servidos por variados meios de transporte.

Uma boa estrutura de salas também é importante para atender às necessidades no dia do Exame. O INEP sempre busca privilegiar a escolha de salas bem ventiladas, arejadas, munidas de mesas e cadeiras em quantidade suficiente para melhor acolher o grande número de participantes. Algumas vezes isso acaba não sendo possível devido à péssima estrutura que algumas escolas no Brasil têm.

Os estudantes devem, logo que tiverem conhecimento do local de prova do Enem, rapidamente memorizar antecipadamente os melhores caminhos e ruas de acesso. Descobrir os melhores os meios de transporte público e o tempo necessário para chegar ajuda muito a evitar atrasos e imprevistos.

Divulgação do local de prova do Enem 2019

Nas edições anteriores o local de prova do Enem era divulgado por meio do cartão de confirmação de inscrição, que era enviado pelos correios. Todavia, por economia de custos e racionalização de gastos, o Inep optou por se modernizar, passando a utilizar a página do participante, app oficial do Enem e email de contato para informar o local de prova.

Na página oficial do participante e no email de divulgação todos os dados do estudante são confirmados e informados como número de inscrição, nome, CPF e notas das edições anteriores e resultado da edição atual. Também ali será informado onde o estudante vai fazer as provas do Enem 2019.

A divulgação dos locais de prova do Enem normalmente acontece até um mês antes das provas, juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. Para visualizar basta acessar o portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e senha criada no decorrer da inscrição. Outro método é através do aplicativo do Enem 2019 disponíveis para smartphone e tablet. Poderá ser feito o download através do Google Play em aparelhos Android ou no App Store para aqueles portadores de IOS, ou seja, iphone, Ipad e entre outros.

Recuperação deEnem 2019 Local de Prova Divulgação Senha e Número de Inscrição do Enem 2019

Caso estudantes não se recorde da senha, basta acessar o site do Enem 2019, informar o CPF e clicar na opção “esqueci minha senha”. Abrirá uma janela na qual o estudante optar em receber a senha provisória via SMS ou no e-mail informado.

Após informar esta senha o site oficial do Enem abrirá uma janela na qual será criada uma senha oficial. É importante que guarde esse código, pois ele será exigido nas inscrições dos programas educacionais.

Por meio das notas do Enem 2019 o estudante terá direito a concorrer a diversas oportunidades de acesso ao ensino superior. Fique ligado para se manter informado sobre as principais notícias do Enem.

4 comentários em “Enem 2019 Local de Prova Divulgação”

  1. gostaria de saber com fazer alterar local da prova pois estou em outra cidade não vou poder ir pra cidade cadastrada preciso alterar

Deixe um comentário