Enem 2019: Jair Bolsonaro Sinaliza Mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio

O próximo edital do Enem 2019, a ser divulgado em breve pelo INEP pelo novo governo do Brasil do presidente Jair Bolsonaro, sinaliza mudanças no modelo de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja no decorrer deste artigo, o que muda e o que permanece na próxima edição do Enem 2019.

O período de inscrições do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio está prestes de ser iniciado pelo MEC (Ministério da Educação). Falaremos um poucos sobre as mudanças que devem ocorrer e da absoluta importância da leitura do edital do programa.

O que é e como funciona o Enem 2019

Presidente eleito Jair Bolsonaro
Presidente eleito Jair Bolsonaro

O Enem é um programa criado pelo Governo Federal e gerenciado pelo MEC com a responsabilidade de elaborar e aplicar as provas para facilitar o processo de seleção dos demais programas, que também são gerenciados pelo mesmo órgão, para disponibilizar matrículas a participantes que têm interesse em realizar estudos em uma instituição de ensino superior, seja ela privada ou pública.

O Enem é composto de duas provas de conhecimentos gerais e uma proposta de redação que tem o tema descoberto somente na hora da realização da mesma.

As provas do Enem 2019 são compostas de um total de 180 questões de múltipla escolha e, a partir da edição de 2009 passou a ser dividida em dois dias diferentes, ficando 90 questões para cada dia.

Baseando nas edições anteriores, no primeiro dia de prova do Enem 2019 são aplicadas as provas de linguagens códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, que são compostas das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, estas são da área de linguagens códigos e suas tecnologias.

Já no segundo dia de prova do Enem 2019, a prova aplicada é de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que abrangem as seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Física e Química.

As provas do Enem tem um tempo de realização diferente uma da outra, tendo no primeiro dia um total de cinco horas e meia para realizar a prova e também a proposta de redação.

O MEC inovou no tempo de prova facilitando um pouco a vida dos participantes. Foram acrescentados trinta minutos no tempo de duração de prova do segundo domingo. O tempo total agora passou a ser de cinco horas.

Para participar das provas do Enem 2019, muitos estudantes que vão participar precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição do programa, pois nem todos se enquadram dentro do benefício de isenção.

Conteúdo Programático do Enem deve sofrer mudanças, segundo o presidente Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro foi às redes sociais para criticar o viés ideológico nas questões do Exame. Isto se deu logo após a aplicação do primeiro dia de provas no domingo. Em sua fala, o presidente deixou claro que haverá mudanças.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1059808268783181824

Além disso, Bolsonaro disse que o “modelo atual” não funcionam pois haveria “péssimos indicativos”. Não fica claro se isto se refere ao modelo da prova ou ao modelo do ensino brasileiro. Também acusou diretamente a prova “incluir ideologia e politicagem” e de “fabricar militantes”.

Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 e pedido de isenção

Isto deixa evidente que haverá mudanças no conteúdo programático das provas. Todavia, pelo menos nesse primeiro ano da nova administração, não são esperadas mudanças muito drásticas na parte administrativa e organizacional.

Deve-se, portanto, crer que será aproveitada a estrutura atual e as eventuais mudanças terão foco no conteúdo da prova. Em princípio, serão apenas eliminadas as influências ideológicas sinalizadas pelo presidente Bolsonaro.

Baseando nas edições anteriores do Enem, o valor da taxa de inscrição é de R$82,00, podendo ser realizado o pagamento em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências de Correios do país dentro do período definido e publicado em edital.

A leitura do edital do Enem 2019 é de suma importância a todos que tem interesse de participar do programa. Além de ficar esclarecidas todas as datas do Enem, lá também são definidas todas as regras do programa.

Na edição do Enem 2018 o MEC inovou também referente ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição do programa, antecipando ao do período de inscrição.

Muitos estudantes, antes desta alteração, tinham o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem negado. Ao mesmo tempo, ficavam sem tempo de realizar a inscrição mesmo efetuando o pagamento da taxa.

Isenção no Enem 2019

Pensando nisso, o MEC antecipou o período do pedido de isenção. Isto é importante para que aqueles candidatos que tenham o pedido negado. Com isso eles terão suficiente para realizar inscrição efetuando o pagamento da taxa.

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 possui três requisitos. Alunos concluintes do ensino médio em escola que precisam informar o código no Censo Escolar da Educação Baixa. É necessário que o aluno seja frequente nessa instituição.

Após informar o código, o candidato estará automaticamente isento da taxa de inscrição do Enem 2019.

Alunos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) também conseguem isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. Eles devem informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social). Contudo, o mesmo precisa está atualizado e sem nenhum tipo de pendência.

Caso esteja tudo correto, basta apenas informar o número que estará também isento da taxa de inscrição do Enem 2019. O pedido de isenção será aceito e o aluno estará automaticamente isento da taxa de inscrição. Após a validação do pedido de isenção do Enem 2019 basta aguardar o início do período da inscrição no programa.

Como e onde se inscrever no Enem 2019

As inscrições do Enem 2019 são realizadas na página do participante no site oficial do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Para iniciar a inscrição no Enem 2019 o candidato precisa ter em mãos CPF e RG.

Além de seus documentos, o aluno precisa informar também um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos. Através destes meios o Inep enviará notificações sobre todas as novidades do Enem 2019.

Após a informação de seus dados pessoais, o candidato precisa escolher qual língua estrangeira deseja realizar durante a prova. As opções são Inglês e Espanhol.

O participante também deve indicar o local de prova do Enem 2019. Contudo, é necessário o número do cadastro da mesma no MEC para a aplicação das provas do Enem.

Os estudantes isentos estarão automaticamente inscritos no programa. Já os que não conseguiram isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 precisam emitir o boleto. Ele será enviado pelo Inep no endereço de e-mail esclarecido pelo aluno.

A inscrição deste será confirmada após a efetuação do pagamento dentro do período definido e publicado em edital. Desta forma, tendo efetuado o pagamento dentre os dias corretos, estarão estes também com sua vaga garantida no Enem 2019.

Em caso mais dúvidas referentes ao Enem 2019, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

10 comentários em “Enem 2019: Jair Bolsonaro Sinaliza Mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio”

  1. oi boa noite
    to pensando se eu realizo ou não o exame esse ano; porque fui uma negação ano retrazado foi a primeira vez que 0 a redação
    acredito não estar mais segura pra realiza lo mas se até o dia da inscrição as minhas idéias mudarem DEUS me ajude que o sisu do ano que vem seja meu me decepcionei tanto q agora nao tenho mais coragem de realizar o exame…

    • amanda ciribelli cardoso, não desista dos seus objetivos , insista e persista, nunca zerei a redação, mas pesei ter zerado essa última , mesmo que isso tivesse acontecido não desistiria jamais, a vida é cheia de altos e baixo, precisamos lutar com força para superarmos cada obstáculo. Fé em Deus e siga em frente. 😉

  2. Olá, boa tarde! gostaria de saber o valor a ser pago para realizar as provas do Enem 2019, e se eu estiver desempregada na data de inscrição eu posso colocar para me isentar da taxa? É uma dúvida..

  3. Gostaria de Saber Se Quem terminou o Ensino Médio no Ano de 2000 Também Pode Participar do Enem?.. e Se Preciso de Algum Código ou número Referente à Escola Que Estudei..?

  4. Bom dia ,realizei a inscrição é tempo depois descobri minha gravidez.
    E quando fui ver já tinha passado o tempo certo para solicitar o atendimento especializado, e no dia da prova estarei de 30 semanas de gestação 7 Meses,como farei ? Será que farei a prova normalmente ?

Deixe um comentário