Enem 2019 Datas e Cronograma

Atualizado em: 15.06.2018

by Enem 2019 on 06/12/2018

Acompanhe aqui tudo sobre as prováveis datas e cronograma do Enem 2019. Muitos já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, pois querem utilizar a nota do exame para ser selecionado naquele curso do ensino superior tão sonhado. A seguir vamos apresentar as prováveis datas, cronograma e como se inscrever no Enem 2019.

Em princípio, qualquer pessoa poderá participar do Enem 2019. Entretanto, para concorrer às vagas ou bolsas do ensino superior é necessário a conclusão do ensino médio. Lembrando que alguns dos programas exigem nota mínima. Pessoas na condição de restrição de liberdade dispõe de uma versão própria do Enem.

Caso não haja alterações no calendário, as inscrições do Enem 2019 começarão no mês de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep abre o período de inscrições ao longo de uma semana. A previsão é de que as inscrições tenham início no dia 6 e vão até o dia 17 de maio.

Cronograma do Enem 2019: Calendário e Datas

Datas do Enem 2019O cronograma do Enem 2019 trará a definição de datas importantes tais como divulgação do edital, período de isenção e justificativa, inscrição e pagamento, cartão de confirmação, provas, divulgação do gabarito e resultado.

O Edital do Enem 2019 será disponibilizado no Diário Oficial da União – DOU, normalmente no mês de março, na segunda quinzena do mês. O documento é de extrema importância, pois contém todas as regras do exame desde a inscrição, correção das provas, cidades em que serão aplicadas as provas e todas as demais regulamentos.

Na última edição o INEP separou o período de solicitação de isenção para antes das inscrições. O período de pedido de isenção para o Enem 2019 durará em torno de 13 dias, com previsão de início na primeira quinzena do mês de abril. Para efetuar o pedido basta acessar a página do exame no Portal do Enem no INEP.

É importante lembrar que todos que pleitearem isenção, mas não compareceram nos dias de prova na edição anterior do Enem, também deverão justificar a ausência. Caso não haja justificativa, o pagamento da taxa terá que ser efetuado. Ainda no mês de abril serão divulgados os resultados dos pedidos de isenção. Quem não for atendido poderá entrar com recurso.

No mês de maio se iniciam as inscrições do Enem 2019 nas datas previstas apresentadas acima. O pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU (taxa de inscrição) se encerra alguns dias após o fim das inscrições. Atualmente o valor se encontra em R$82,00 e pode ser pago em qualquer agência bancária, agências dos Correios ou casas lotéricas.

A próxima etapa do Exame é a divulgação do local de prova do Enem 2019. Lembrando que a divulgação será feita somente para os candidatos que tiverem a inscrição confirmada. Para visualizar, basta acessar a página do participante no portal do Inep informado mais acima. O local de provas é divulgado junto com o cartão de confirmação de inscrição em até um mês antes das provas.

As provas ocorrerão em dois domingos, possivelmente nos dias 4 e 11 de novembro. Após três dias úteis o INEP disponibilizará o gabarito oficial. Já o resultado do Enem 2019 será divulgado no mês de janeiro, na primeira quinzena.

Horários e cronograma das provas do Enem 2019

Como já foi informado as provas do Enem 2019 ocorrerão em dois domingos. Os portões serão abertos às 12h00min acompanhando horário de Brasília e o fechamento será às 13h00min não tolerando atraso. O caderno de questões será composto por 180 questões divididas igualmente entre as áreas e os dois dias de prova.

No primeiro dia de prova o estudante terá 5h30min para entregar o gabarito e folha de redação. Serão aplicadas as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. O segundo dia o participante terá apenas 5h00min, pois o caderno será composto apenas por questões. Terão no segundo dia as atividades de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Enem 2019 Datas e Cronograma
5 (100%) 25 voto[s]

jocasta olimpio de barros maio 22, 2019 às 12:02 pm

como saber se fui exenta de taxa do enem 2019 .

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: