Confirmação de Inscrição do Enem 2019

Atualizado em: 22.01.2019

by Enem 2019 on 01/22/2019

Neste artigo vamos apresentar todas as informações para obter a confirmação de inscrição do Enem 2019. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira deverá divulgar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio em abril.

O edital do Enem 2019 será publicado no Diário Oficial da União – DOU. O Diário Oficial se tornou um meio de comunicação onde a Imprensa Nacional deixa visível todo assunto âmbito federal. A leitura do documento é de extrema importância, pois é nele que são confirmadas  os cronogramas, mudanças e exigências do exame.

O principal objetivo do MEC é avaliar o desempenho e aprendizado das escolas portadoras do ensino médio. A avaliação tem como base as notas dos estudantes que vão concluir o ensino médio este ano. Todavia, a nota do Enem 2019 pode ser utilizado para outras finalidades, incluindo como critério de seleção para o ensino superior.

Como se inscrever para o Enem 2019

Confirmação de Inscrição do Enem 2019A inscrição para o Enem 2019 ocorre apenas uma vez no ano e possui duração de 12 dias. Normalmente o cadastro é liberado a partir de 10 horas de uma segunda e encerrando às 23h59min de sexta. Com base acreditamos que as inscrições terão início no dia 6 e encerrando no dia 17 de maio.

A inscrição só poderá ser feita pela internet através do portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br. Para iniciar a inscrição é preciso informar o CPF – Cadastro de Pessoa Física e data de nascimento. Após estes dados abrirá o início do cadastro, o passo a passo será na seguinte ordem:

  1. Dados Pessoais: É exigido identidade – RG, órgão expedidor, UF da identidade, estado civil, cor ou raça, nacionalidade e endereço;
  2. Recursos: Esta parte é para estudantes que precisam de atendimentos especializados ou específico;
  3. Prova: Nesta etapa o estudante deverá informar em qual cidade e município possui preferência de fazer a prova e qual opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  4. Ensino Médio: Parte onde será informado a situação de conclusão do ensino médio, ou seja, se está cursando ou se já cursou;
  5. Questionário: Para finalizar o estudante responderá algumas perguntas socioeconômicas.

Em algumas situações é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 ou GRU – Guia de Recolhimento da União como é mais conhecida. Atualmente esta taxa se encontra no valor de R$82,00, todavia, alguns participantes possui direito a isenção.

Direito à isenção no Enem 2019

Isenção do Enem 2019Caso o Inep permaneça com o mesmo critério, estarão isentos da taxa de inscrição do Enem 2019:

  • Estudantes que estejam concluindo o ensino médio em escola de rede pública;
  • Participantes que obtiveram o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos na edição 2018;
  • Estudantes que estejam cursando o último ano em escola de rede privada. Entretanto, na condição de bolsista integral e com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Participantes que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família inscrita no CadÚnico do Governo Federal. Lembrando que é considerado família de baixa renda com faturamento per capito de até meio salário ou renda familiar de até três salários mínimos.

É importante lembrar que o pedido de isenção do Enem 2019 atualmente é feito antes das inscrições, pois passa por análise na qual cabe recurso.

Como confirmar inscrição no Enem 2019

O pedido de isenção é feito no portal do Inep no site do Enem. É importante lembrar que estudantes que foram isentos na edição anterior, mas não compareceram nas provas, não terão direitos a isenção caso não justificado.

Um dia útil após concluir a inscrição acesse a página do participante do Enem 2019 e veja em qual situação está o cadastro. O pagamento da taxa poderá ser feito nas casas lotéricas, agências dos correios e agências bancárias. É importante que guarde o comprovante de pagamento por segurança.

Caso não tenha a inscrição confirmada entre em contato com o Inep pelo 0800 616161.

Provas do Enem 2019

Caso mantenha com o mesmo critério, as provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois finais domingos seguidos. Ao primeiro dia questões referentes a Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e uma redação. Já o segundo domingo com questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Não deixe para estudar na última hora, conheça agora a apostila do Enem 2019: Material de Estudos Completo. Boa sorte a todos!

5 estrelas

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: