Resultado-do-Enem-2019

Como consultar o Resultado do Enem 2019

Estudantes que realizaram as provas do Enem que ainda não sabem onde consultar o resultado das provas do programa, fiquem atentos a todas as dicas neste artigo. O resultado das provas do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio será divulgada no dia 17 de janeiro de 2020. Fique por dentro do que precisa e onde acessar para consultar sua nota.

Resultado do Enem 2019O MEC (Ministério da Educação) abrange vários outros programas do governo federal. Para cada programa do Ministério da Educação existe uma nota de corte, onde a nota do participante do Enem 2019 precisa ser igual ou superior a ela.

Qual é o resultado ideal para passar no Enem 2019 e poder participar de mais programas do MEC

A menor nota de corte definida pelo MEC é de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na redação.

Caso algum estudante obteve uma nota excelente nas provas de conhecimentos gerais do Enem 2019 e tenha tirado uma nota igual a zero na redação, este não poderá participar de programas, pois a nota da redação não é suficiente.

O mesmo ocorre se o participante tirar uma nota excelente na redação do Enem 2019 e uma nota inferior a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais, também será impossível de participar dos demais programas.

Os programas do MEC, principalmente o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usam a redação do Enem como critério de desempate nas notas de corte dos participantes do mesmo programa.

É muito importante que os alunos que realizaram as provas do Enem 2019 tirem uma nota bem superior à nota mínima exigida pelo programa que o mesmo deseja participar depois da divulgação do resultado do Enem 2019.

As notas de corte dos programas do MEC é apenas a inicial. As notas de corte são alteradas diariamente, deixando a menor nota do aluno selecionado no dia como a nota de corte do dia seguinte.

Caso algum participante do Enem 2019 tire uma nota igual a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e, após o início do processo de seleção de algum outro programa do MEC a sua nota for inferior ao da nota de corte do dia seguinte, este infelizmente, não poderá mais ser selecionado no final do processo de seleção.

Por isso é muito importante que os participantes do Enem 2019 tirem uma excelente nota, tanto nas provas de conhecimentos gerais quanto na redação.

Onde e como consultar a nota do Enem 2019

As notas do Enem 2019 serão obtidas baseado na TRI (Teoria da Resposta ao Item). Nela procura-se avaliar o nível de conhecimento sem basear-se puramente apenas no número de acertos. A página do participante no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no seguinte link:
https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial
site oficial..

O gabarito do Enem 2019 foi publicado em nosso site após o término das provas do Enem 2019 do seu respectivo dia. Os alunos que levam o caderno de perguntas para a sua casa, pode ver quantas questões acertou, porém não saberá do resultado obtido nas provas.

As provas do Enem têm 180 questões de múltipla escolha, sendo 90 para cada domingo de prova. Umas questões são consideradas mais difíceis, tornando estas com um valor superior às demais.

Por conta deste motivo é impossível saber o resultado obtido nas provas do Enem 2019 antes da publicação oficial na página do participante do programa.

Para acessar a página do participante para poder verificar o seu resultado nas provas do Enem 2019, o aluno precisa ter em mãos o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e informar a sua senha criada durante o processo de inscrição no programa.

Caso não se recorde da sua senha, basta clicar na opção ‘esqueci minha senha’ que o Inep enviará no mesmo momento uma nova senha no endereço de e-mail prestado pelo participante durante a sua inscrição no Enem 2019.

Após informar o seu CPF e digitar sua senha, o resultado obtido pelo estudante nas provas do Enem 2019 estará na página inicial após o acesso.

É informado o valor obtido em cada prova e da redação, e mais embaixo a soma geral da nota das provas e da redação.

Caso o participante queira participar de algum outro programa do MEC para conseguir realizar uma faculdade, basta esperar o dia do início das inscrições do de sua preferência.

Os programas que selecionam estudantes através da nota obtida no Enem que também são gerenciados pelo MEC é: Sisu, ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil)

Como são calculadas as notas do Enem 2019

Resultado da isenção do Enem 2019 será divulgado nesta quartaPara cada domingo de prova do Enem 2019, foram aplicadas 90 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação no primeiro domingo.

Em cada área de conhecimento algumas questões foram consideradas mais fáceis e outras consideradas mais difíceis. As mais fáceis têm um valor inferior comparado com as mais difíceis.

Acontece bastante de estudantes obterem o mesmo número de questões acertadas e valor bem diferentes. Este fato ocorre por conta do número de questões difíceis ou fáceis acertadas por um, ser superior ao do outro.

Portando, é importante que o participante acerte um número parecido de questões fáceis e difíceis. A TRI avalia que se o aluno acertar um número superior de questões difíceis porém erra as mais fáceis há uma quebra de coerência pedagógica.

A redação é a única área da prova que não segue este conceito de correção. O aluno pode zerar a redação caso tenha cometido fuga ao tema ou feito uma redação com linhas inferiores a definida pelo Enem.

Desejamos a todos que participaram do Enem 2019 boa sorte e que consigam os resultados que tanto almejam!

Caso tenham mais dúvidas referente ao Enem ou a divulgação do resultado, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

1 comentário em “Como consultar o Resultado do Enem 2019”

Deixe um comentário