Calendário Enem 2019

Atualizado em: 05.03.2018

by Enem 2019 on 03/05/2018

Neste artigo vamos apresentar as primeiras informações sobre o calendário do Enem 2019, como se inscrever e muito mais. O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem é o maior exame do Brasil e o segundo do mundo, pois fica atrás apenas do vestibular da China, mais conhecido como Gaokao. O exame é utilizado pelo Ministério da Educação – MEC para avaliar o nível de aprendizagem das escolas, entretanto, desde 2010 o exame vem sendo utilizado como um dos principais métodos para ingressar em uma instituição de ensino superior. Além do Ministério da Educação, o exame também é gerenciado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Como ter acesso ao ensino superior com o Enem?

Para acessar o ensino superior com o Enem 2019 o estudante precisa se cadastrar no Sisu – Sistema de Seleção Unificada; Prouni – Programa Universidade para Todos; Fies – Fundo de Financiamento Estudantil e entre outros. Estes programas são gerenciados pelo MEC e utilizam a nota do exame como critério de seleção.

Prováveis datas da inscrição para o Enem 2019

Calendário Enem 2019Baseado nas outras edições, a inscrição para o Enem 2019 tem duração de pouco mais de uma semana, normalmente começando em uma segunda e terminando na sexta da outra semana. Baseado nestes dados a previsão é que as inscrições terão inicio de 6 até 17 de maio ou 13 até 24 de maio. O cadastro só é feito através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br

O exame não possui exigência para se inscrever, assim qualquer pessoa pode se cadastrar e participar do exame. Entretanto, aquele que for menor de 18 anos ou que não conclui o ensino médio no ano imediato o estudante fará a prova como treineiro, ou seja, apenas para adquirir conhecimento e se preparar. Para iniciar a inscrição, o estudante vai precisar apenas do Cadastro de Pessoa Física – CPF, data de nascimento e informar figura exigida.

A seguir o estudante deverá apresentar um e-mail no qual poderá ser informado apenas em uma inscrição, telefone para contato, RG – Registro geral, endereço de residência, língua estrangeira optada (inglês ou espanhol), situação do ensino médio, local onde cidade que tem preferência para fazer a prova, se o candidato precisa de atendimentos especiais e responder um questionário socioeconômico.

Caso não haja reajuste atualmente o Enem 2019 possui uma taxa no valor de R$82,00. A taxa tem o nome de Guia de Recolhimento da União – GRU onde poderá ser paga em qualquer agência do correio, casas lotéricas e agências bancárias. Caso o exame permaneça com o mesmo critério, só não será obrigatório o pagamento daqueles que vão concluir o ensino médio em 2019, estando em escolas da rede públicas, seja inscrito no CadÚnico do Governo Federal respeitando o Decreto 6.135/2007 ou se identificam na Lei nº 12.799/2013.

Calendário do Enem 2019

O próximo passo do Enem 2019 é enviar o cartão de confirmação de inscrição. O cartão é onde o estudante vai encontrar o local de prova com endereço, sala e horários, cronograma, nome completo, número de inscrição e número do CPF. O cartão só será disponibilizado para quem tiver a condição de inscrição confirmada. Sendo assim basta acessar a página do exame, informar número do CPF, senha e figura exigida. O comprovante não é obrigatório no dia de prova, entretanto, é aconselhado que leve, pois nele possui o endereço e sala onde fará a prova, além de ser comprovado que sua inscrição foi confirmada.

A seguir serão aplicadas as provas com as matérias do Enem 2019, que são divididas em dois domingos seguidos (caso não haja alteração). No primeiro o estudante terá 90 questões relacionadas a Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. No segundo dia será mais 90 questões referentes às áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Após as provas o Enem 2019 disponibiliza o gabarito oficial, normalmente em torno de três dias úteis.

Por fim normalmente até a primeira quinzena do mês de janeiro é divulgado o resultado do Enem 2019. Para acessar o estudante precisa entrar na página do participante. As notas variam de 0 a 1000 pontos, conferida por máquinas onde utiliza o critério de avaliação Teoria de Resposta ao Item – TRI. A redação também varia de 0 a 1000 pontos, todavia, é corrida por dois professores especialistas, na qual avaliam as cinco competências que são exigidas, além de ser argumentativa-dissertativa.

Não deixe para estudar em última hora, conheça agora a apostila digital onde poderá estudar em casa sem pagamento mensalmente, o material é enviado através de um disco compacto (CD). Acompanhe as notícias do exame através do Facebook Enem 2019, curta e compartilhe.

Calendário Enem 2019
5 (100%) 1 voto[s]

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: