Assuntos que mais caem no ENEM

Para os candidatos que vão realizar as provas do Enem e que ainda não sabem o que estudar. É importante que todos leiam as informações aqui prestadas. Daremos dicas importantes sobre os assuntos que mais caem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Baseando nas provas de edições passadas do programa, podemos fazer um balanço de assuntos que caíram com mais frequência nos últimos anos. No decorrer deste artigos falaremos um pouco de cada um.

Como são divididas as provas do Enem

Assuntos que caem no EnemAs provas do Enem são compostas de 180 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma proposta de redação.

De acordo edições passadas, as provas do Enem são divididas em dois dias diferentes, ficando assim 90 questões para cada dia, além da proposta de redação que geralmente ocorre no primeiro dia de prova.

Além de ser aplicado a proposta de redação no primeiro dia das provas do Enem, no primeiro dia ocorre a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias além da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A proposta de redação do Enem é de tema desconhecido até o momento da realização da prova. Porém sempre são assuntos relevantes para a sociedade em um todo.

As matérias que compõem a prova do primeiro dia do Enem são as seguintes: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol). Essas matérias abrangem a área de conhecimento da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Já as matérias que compõem a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias são: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Restando assim para o segundo dia da aplicação das provas do Enem, as matérias que compõem as áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e suas Tecnologias, composta das seguintes matérias: Biologia, Física e Química, além da área da Matemática e suas tecnologias, que é composta pela seguinte matéria: Matemática.

Dicas para o primeiro dia de prova do Enem

As questões das provas do Enem são totalmente secretas, assim como a proposta de redação.

É impossível saber um número exato de questões que vai cair sobre um assunto nas provas do Enem. Porém, a partir de um balanço das provas anteriores, tem-se uma noção de quais são os possíveis assuntos.

Para Linguagens, códigos e suas tecnologias é importante que o participante realize muita leitura e treine muito a sua interpretação de textos.

As 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias possuem muita imagens e enunciados de questões grandes. Em geral,  exige mais ainda atenção do estudante.

Portanto, baseando em edições anteriores os assuntos que foram mais cobrados dentro das 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias são os seguintes: Interpretação de texto, gêneros textuais, norma culta e popular, funções da linguagem, figuras de linguagem e literatura. Esses temas são como um todo para as matérias que compõem as questões.

Já para as 45 questões sobre Ciências humanas e suas tecnologias, os assuntos mais abordados, observando edições passadas do Enem foram os seguintes nas matérias que a compõem, em História por exemplo são os seguintes temas: Escravidão, era Vargas, ditadura militar, transição da idade média para a idade moderna e a chegada da família real portuguesa.

Já em Geografia, os temas que mais foram abordados são os seguintes: geologia, clima, geografia urbana, economia, demografia e geopolítica.

Em Sociologia é um tema mais que abrange a compreensão do ser humano em sociedade. Deve-se partir do conceito de o que é sociologia e seus vários reflexos na comunidade. Associar os conceitos aos grandes temas  da atualidade é essenciais.

Não diferente de Sociologia, os assuntos que compõem as questões de Filosofia são apenas dois, mas com diversos assuntos, sendo eles: Filosofia medieval e filosofia contemporânea.

Já para a redação do Enem, os participantes do programa precisam ficar atentos a tudo o que acontece no mundo que seja relevante para a sociedade. Consequentemente, assim como as questões, o tema da redação só é divulgado no momento da realização da prova.

Como já foi esclarecido acima, é impossível de saber o número exatos de questões sobre um assunto, ou qual assunto realmente irá cair no primeiro dia de prova do Enem.

Dicas para o segundo dia de provas do Enem

Provas, Gabarito e Resultado do Enem 2019As provas do segundo dia do Enem são da área de Ciência da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Para as 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, fazendo um balanceamento também de edições anteriores, os temas mais cobrados para cada matéria serão esclarecidos a seguir, em Biologia: Moléculas, células e tecidos, hereditariedade e diversidade da vida, identidade dos seres vivos, ecologia e ciências ambientais, origem e evolução da vida e qualidade de vida das populações humanas.

Em Física os temas mais cobrados foram: energia do trabalho e potência, mecânica e estudos dos movimentos da lei de Newton, fenômenos ondulatórios e ondas, fenômenos elétricos e magnéticos, o calor e os fenômenos térmicos, óptica, fenômenos ópticos, refração da luz e hidrostática.

Já em Química, as principais matérias são: transformações químicas, materiais, suas propriedades e usos. Água transformações químicas e energia, compostos de carbono, relações da química com as tecnologias. A sociedade e o meio ambiente e energias químicas do cotidiano.

Para que os participantes do Enem tirem uma excelente nota, é importante que comecem a estudar desde já. Desejamos a todos, boa sorte. Caso ainda tenham mais dúvidas referentes ao Enem basta deixar nos comentários pois teremos o prazer de esclarecer a vocês.

1 comentário em “Assuntos que mais caem no ENEM”

Deixe um comentário